A habitação deixou de ser apenas um dos muitos problemas sociais na agenda política europeia para se tornar um dos seus eixos centrais. Opinião de Gonçalo Carvalho Miguel, da Laplace Real Estate Intelligence.
As projecções da consultora Worx apontam para um volume total de investimento entre 2,2 e 2,5 mil milhões de euros até final de 2025, com probabilidade de superar o resultado de 2024.
Pela 15.ª vez consecutiva, a Square Asset Management é galardoada com o prestigiado prémio MSCI European Property Investment Awards, que distingue o portefólio imobiliário diversificado português com a melhor rendibilidade em 2024, com referência aos últimos três anos.
Existem apenas 35.800 camas para 448.200 estudantes em todo o país, o que significa que um mercado de Purpose-Built Student Accommodation (PBSA) em Portugal é atractivo para quem quer investir neste segmento.
No Portugal Real Estate Summit, a WIRE Portugal (Women in Real Estate) e a Iberian Property, vão promover uma acção inovadora e solidária: o leilão de um quadro da renomada artista Margarida Fleming.
O empreendimento Casalão vem trazer mais 11 apartamentos à vila de Sesimbra. O edifício de quatro pisos encontra-se em construção e é comercializado pela Home Tailors Real Estate.
O imobiliário comercial em Portugal atraiu mais de 1.230 milhões de euros no primeiro semestre, o que traduz um aumento de 76% face ao período homólogo, revela a Worx.
Em Portugal, o mercado de co-living ainda se encontra numa fase incipiente, mas o potencial é evidente em cidades como Lisboa e Porto, que combinam turismo, um grande número de estudantes internacionais e uma forte atração de trabalhadores qualificados. Opinião de Gonçalo Carvalho Miguel, da Laplace Real Estate Intelligence.
Lisboa e Coimbra apresentam taxas de cobertura de apenas 7%, enquanto o Porto atinge os 12%. No total, a taxa nacional de cobertura situa-se nos 8%, valor que, quando ajustado, não ultrapassa os 22%.
A Cidade dos 15 Minutos defende a criação de núcleos urbanos compactos, densos e verdes, onde os serviços essenciais — habitação, escola, trabalho, saúde, comércio, lazer — estão acessíveis num raio de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Opinião de Gonçalo Carvalho Miguel, da Laplace Real Estate Intelligence.