As principais imobiliárias consideram o pacote do Governo para a habitação “bem-vindo” e com medidas positivas, mas duvidam que seja suficiente para aumentar a oferta ou baixar os preços.
Em causa estão, entre outras, a redução do IRS para 10% nas chamadas rendas acessíveis e a baixa do IVA para 6% na construção...
A habitação é um drama social que atinge com particular severidade os jovens em busca de casa, para comprar ou arrendar...
A taxa reduzida de IVA na construção e reabilitação vai "mitigar custos que hoje condicionam o mercado da habitação", afirma o presidente da AICCOPN.
A Associação Portuguesa de Proprietários (Aprop) congratulou-se com a redução fiscal proposta no pacote habitacional que o Governo enviou ao parlamento.
APPII alerta que, se o Governo atribuir ao promotor a responsabilidade pela liquidação do IVA, a legislação terá de disponibilizar mecanismos eficazes para permitir a aplicação prática deste novo modelo no pacote habitacional.
A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo vai manter em 2026 todas as medidas fiscais que têm sustentado a sua estratégia de atrair novos residentes, investimento e empresas.
Os jovens até 35 anos que comprem terrenos para construir a primeira casa ficam excluídos da isenção de IMT, aplicável apenas a imóveis habitacionais.
As receitas dos municípios com o IMT, imposto que se aplica às transações imobiliárias, aumentaram 320 M€ nos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2024.
De acordo com a Confidencial Imobiliário, os mercados de Lisboa e do Porto têm condições para beneficiar das medidas fiscais para o sector habitacional anunciadas ontem pelo Governo.