CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CML

Lisboa: primeiro Jardim Infantil do país é (agora) novo espaço cultural

20 de setembro de 2023

O edifício da antiga Escola Froebel, no Jardim da Estrela, construído em 1882, foi reabilitado pela autarquia e torna-se o mais novo espaço cultural da capital.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD) inaugura no próximo Domingo, dia 24 de Setembro, um novo espaço cultural na capital e o quarto equipamento a integrar a rede “Um Teatro em Cada Bairro”.

Localizado no interior do Jardim da Estrela, um dos jardins mais carismáticos de Lisboa, a  Casa do Jardim da Estrela, agora reabilitada tem uma longa história.

O edifício original foi construído em 1882 para albergar o primeiro Jardim Infantil em Portugal, seguinndo o modelo de educação infantil de Froebel (o Kindergarten) daí que na altura fosse conhecido como a Escola Froebel. O projecto  foi da autoria do arquitecto José Luiz Monteiro (1848-1942), autor de algumas obras de referência na capital como o Liceu Passos Manuel ou o Parque Eduardo VII (em colaboração com Frederico Ressano Garcia).  Funcionou em grande parte da sua existência como Lactário e Creche.

Consta  desde há décadas da Lista de Bens da Carta Municipal do Património Edificado e Paisagístico dado ser um edifício singular, com estrutura (à vista) em madeira maciça e paredes de tabique.


Imagem em página Facebook de Pedro Almeida Carvalho arquitecto



Ao longo das últimas décadas, sofreu diversas intervenções que o descaracterizaram e contribuíram para uma acelerada degradação geral. A reabilitação que a autarquia de Lisboa decidiu empreender ainda no tempo da anterior vereação presidida por Fernando Medina, da autoria do atelier PAC Arquitectura, procurou corrigir os desmandos que os homens e o tempo se encarregaram de fazer, com a intenção de voltar a dar brilho e vida a um edifício com real cariz identitário e vocacioná-lo como polo da preservação ambiental na capital. A funcionalidade que a anterior vereação autárquica lhe pretendia atribuir viria a ser alterada pela equipa presidida por Carlos Moedas.

O programa “Um Teatro em Cada Bairro que é uma das bandeiras do actual presidente do município, tem como missão criar uma rede de centros culturais de proximidade com diferentes características e dimensões, que permitam uma oferta diversificada de propostas culturais que possam ser construídas e usufruídas por todos.

Pretende pois que a Casa do Jardim da Estrela se torne numa nova oferta cultural diversificada centrada nas questões da sustentabilidade, ambiente e ecologia, convocando todos os públicos a explorar as diferentes propostas culturais que vão desde espetáculos, oficinas e conversas até sessões de leitura e aulas de ioga, entre outras.

Pretende-se ainda - diz a autarquia - “que este espaço seja um ponto de encontro, de partilha de conhecimento e um local de proximidade entre os agentes locais, os artistas e as diferentes comunidades, com enfoque na sensibilização ambiental e na literacia climática”.