CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Vanguard assina protocolo com Instituto Superior Técnico

17 de outubro de 2023

A promotora imobiliária Vanguard Properties e o Instituto Superior Técnico - IST anunciaram a celebração de um Protocolo de Colaboração no âmbito da "Rede de Parceiros do Técnico" para promoção da investigação, educação, transferência de tecnologia e inovação.

A "Rede de Parceiros do Técnico" foi criada pelo IST com o objectivo de estabelecer parcerias com empresas e entidades que possam contribuir para a missão da instituição. Neste sentido, a Vanguard Properties desempenhará um papel fundamental nesses esforços, promovendo a investigação, o ensino e a inovação, bem como apoiando a transferência de conhecimento entre a academia e a indústria.

No âmbito deste protocolo, o IST e a Vanguard Properties colaborarão em várias actividades de interesse mútuo. Entre as iniciativas previstas, destacam-se:

• Prémio de Mérito: Em colaboração com a Vanguard Properties, o IST concederá um prémio de mérito para a melhor dissertação de um curso do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil) do IST, no domínio dos novos materiais naturais para a construção.

• Workshops Investigação-Indústria: O IST e a Vanguard Properties organizarão workshops anuais, nos quais serão apresentados desafios aos estudantes, investigadores e docentes do IST, com o intuito de promover a colaboração entre a academia e a indústria.

• Concurso TecInnov: O IST promoverá anualmente um concurso de apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras em colaboração com a Vanguard Properties. O concurso abordará temas relevantes para ambas as partes, proporcionando um ambiente propício à criatividade e à inovação.

• Bolsas de Investigação: O IST e a Vanguard Properties contratarão um bolseiro de investigação, selecionado entre os estudantes de doutoramento do IST. Essas bolsas terão uma duração de três anos e representarão um compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de projetos inovadores.

• Além disso, a Vanguard Properties realizará um donativo ao IST para apoiar a missão de ensino da instituição. Este donativo será direcionado para fortalecer as atividades de investigação e ensino do IST.

Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “a aposta na formação e desenvolvimento dos nossos talentos está no ADN da Vanguard Properties. Paralelamente, acreditamos que investir em parcerias com instituições de ensino de prestígio, como o IST, é fundamental para promover a inovação e o progresso na nossa indústria. Estamos entusiasmados em contribuir para o fortalecimento da pesquisa e do ensino no IST e esperamos que esta parceria traga benefícios significativos, não apenas para ambas as partes, mas para a sociedade em geral”.