CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Dormidas em alojamentos turísticos caem para metade até agosto na UE

25 de novembro de 2020

As dormidas em estabelecimentos de turismo na União Europeia (UE) recuou 50% entre Janeiro e Agosto, face ao mesmo período de 2019, devido à pandemia da covid-19, segundo o Eurostat.

De acordo com dados hoje divulgados, o número de noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico na UE de Janeiro a Agosto, tais como hotéis, outros alojamentos e acampamentos de curta duração, totalizou 1,1 mil milhões, um declínio de 50% face ao período homólogo de 2019.

Considerando os dados mensais, as quedas mais substanciais no número de noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico foram registadas em abril (-95%) e em maio (-89%), em comparação com os mesmos meses de 2019.

No período de Verão, com o aligeirar das medidas de confinamento, houve apenas uma recuperação parcial, com quedas de 71% em Junho, 42% em Julho e 32% em Agosto.

No período de Julho-Agosto de 2020, as dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na UE diminuíram 37% em comparação com o mesmo período em 2019.

Nestes dois meses, houve um maior recuo no número de noites passadas em alojamento turístico por os hóspedes de países estrangeiros (-60% em comparação com o mesmo período em 2019) do que por hóspedes residentes no país declarante (-17%).

O número de noites passadas em estabelecimentos de turismo caiu em todos os Estados-membros da UE de Janeiro a Julho.