CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

A essência do Japão na remodelação do Azoris Royal Garden Hotel

2 de dezembro de 2020

O Azoris Royal Garden Hotel, localizado na ilha de São Miguel, Ponta Delgada,  Açores é marcado pela sua forte ligação ao jardim japonês, desenvolvendo-se em torno deste, num tradicional ambiente de jardim central. A essência japonesa foi levada para o interior do hotel.

O projecto de intervenção é da autoria da box: arquitectos associados, sendos responsáveis os arquitectos, Bárbara Morgado, Óscar Catarino e Fabiana Velho Cabral.

De recordar que o Azoris Royal Garden Hotel pertence ao grupo português Azoris Hotels & Leisure. 

De acordo com a equipa de arquitectura, a abordagem ao projecto, de remodelação de unidades de alojamento, fundamenta-se em dois princípios marcantes da preexistência. É um edifício marcado pela sua forte ligação ao jardim japonês, desenvolvendo-se em torno deste, num tradicional ambiente de jardim central. A arquitectura que o desenha, é um exercício pragmático, muito organizado e formalmente dentro de um padrão reticulado de dimensionamento contido, em métricas regulares.

"O Tatame, é o elemento que traduz e contém estes princípios, por isto eleito como princípio gerador do conceito da intervenção. Não só pelo seu carácter dimensional, mas também pela sua forma reguladora, este foi o “leitmotiv”, para o léxico utilizado como suporte de escala e proporção do espaço das unidades de alojamento.

A utilização de materiais naturais, fez sentido, segundo a interpretação do ambiente gerado pelo referido jardim. A pedra o aço e a madeira, recriam o elemento quarto, num contexto unificador do edifício, no seu passado, presente e a ideia de desenvolvimento futuro. Foram exploradas várias tipologias, capazes de diferenciar espaços semelhantes entre si, numa interessante relação das variantes unidades, conferindo diversidade na modulação", lê-se na memória descritiva.

O Azoris Royal Garden Leisure & Conference Hotel, conta com 193 quartos, jardins exteriores, um novo SPA, wellness center, piscinas interior e exterior, campo de ténis e um espaço para conferências e eventos. O Chef Michael Ross é o responsável pelo Restaurante Jardim, com uma vasta seleção de cozinha internacional e pratos regionais.

Fotografias: Ivo Tavares Studio