CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

The Vagar – Country House, foto de Ivo Tavares

The Vagar – Country House é a mais recente atracção turística de Belmonte

29 de dezembro de 2023

The Vagar – Country House é o mais recente projecto de Turismo no Espaço Rural – Casa de Campo, em Belmonte que nasceu da recuperação da antiga Casa da Chandeirinha.


The Vagar – Country House, foto de Ivo Tavares

O objectivo do projecto passou por valorizar o património arquitectónico, histórico e paisagístico existente nesta pequena serra localizada no interior de Portugal, mais precisamente na Cova da Beira, no concelho de Belmonte. Através da recuperação e preservação do edificado e da paisagem existente, respeitou-se o carácter arquitectónico e os valores naturais, renovando a finalidade turística que já fazia parte deste conjunto. Os arquitectos David Bilo + Filipe Pina, foram os responsáveis pelo projecto de arquitectura. 


The Vagar – Country House, foto de Ivo Tavares

Definiu-se um programa de coexistências, integrações e sobreposições de memórias, no qual o passado e história não são menosprezados, convergindo para a concretização de um novo equipamento de Turismo no Espaço Rural – Casa de Campo.


The Vagar – Country House, foto de Ivo Tavares

'A proposta visou a alteração e recuperação da antiga Casa da Chandeirinha, bem como a alteração de algumas construções devolutas nas imediações da mesma, transformando os mesmos em equipamentos de apoio e mais-valias do empreendimento turístico. A intervenção pretendeu reabilitar o conjunto dotando-o de condições de habitabilidade, conforto e bem-estar, garantindo uma organização funcional interna que sugira a independência dos vários espaços de uso privado dos restantes de uso comum e, ao mesmo tempo, que garanta também a ligação e proximidade (física ou apenas visual), com uma envolvente sempre presente como tela de fundo de todo este renovado empreendimento turístico', revela a síntese arquitectónica.


The Vagar – Country House, foto de Ivo Tavares

Do edifício principal foram mantidas, tanto a configuração original (implantação, cérceas), bem como as principais paredes em cantaria de granito e os elementos que o caracterizam, havendo apenas lugar à reconfiguração da antiga e “fragmentada” cobertura, remoção de rebocos, juntas e paredes em cimento, e outras composições que apresentavam algum nível de degradação. A vegetação foi igualmente mantida, quer na envolvente mais próxima, quer no edificado, fazendo com que todo este corpo pré-existente preservasse o vernáculo original, apenas pautado com intervenções subtis de carácter mais contemporâneo, como a introdução de elementos em betão aparente, madeira termo-tratada e chapa de zinco natural. 

Neste contexto rural, cheio de história e de paisagens sem fim, nasceu assim um espaço de tributo à natureza, à evasão e ao bem-estar.


The Vagar – Country House, foto de Ivo Tavares

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: The Vagar – Country House Atelier de Arquitectura . Architecture Office:
Arquitecto responsável: David Bilo + Filipe Pina 

Colaboração: Diana Cruz

Website: www.fp-a.pt/ ; www.dbarquitectos.pt/

Localização: Serra da Esperança – Belmonte - Portugal 

Ano de conclusão da obra: 2022
Área total construída (m2): 425,60

Construtora: MPS
Fiscalização: David Bilo
Engenharia: José Carlos Cardoso Ferreira 

Paisagismo: Ricardo Campos
Ilustrações:André Teixeira
Fotógrafo. Architectural photographer: Ivo Tavares Studio 

Website : www.ivotavares.net