CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Bairro da Bela Vista - Imagem CM de Setúbal

Setúbal promove criação de oficinas comunitárias de construção civil

26 de outubro de 2023

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a celebração de protocolos com dois cidadãos para a dinamização de oficinas comunitárias no âmbito do programa de cidadania activa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”. Uma experência interessante e que importa acompanhar.

Os protocolos incluem a cedência, em regime de utilização partilhada, de uma sala autónoma com 200 metros quadrados situada no número 5 da Rua do Antigo Olival, no Bairro da Bela Vista, propriedade da Câmara Municipal de Setúbal.

Neste espaço, Alberto Leite e Smyle Campos vão dinamizar, pelo período inicial de um ano, oficinas comunitárias de construção civil, em processo organizado e acompanhado pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.


Ilustração Mohamed Hassan em Pixabay


As oficinas têm como objectivo acompanhar e capacitar moradores que queiram executar pequenos trabalhos de construção civil com vista à melhoria da conservação de habitações e edifícios dos bairros da zona da Bela Vista.

Acresce a organização de oficinas de aprendizagem de trabalhos relacionados com a conservação de equipamentos da habitação, tais como a vedação de sanitários, reparações diversas e montagem de utensílios domésticos.

As oficinas são enquadradas na estratégia de intervenção do Nosso Bairro, Nossa Cidade, neste caso com a promoção de actividades económicas e formativas com impacte na melhoria da vida dos bairros da zona da Bela Vista.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade envolve moradores, serviços municipais e perto de trinta entidades do território, uma área que engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

O programa municipal a decorrer desde 2012 estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas com o objectivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das acções, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.