CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Serralves abre nova Ala Álvaro Siza

23 de fevereiro de 2024

As árvores do parque de Serralves “quase fizeram o favor de desenhar o projecto” da nova Ala Álvaro Siza, afirmou hoje o arquitecto que lhe dá nome, na apresentação do novo espaço do Museu de Serralves, a abrir sábado.

“Tenho a esperança de ter correspondido de forma apropriada ao programa que me foi indicado e, já agora, de não ter molestado o parque e as árvores classificadas que quase me fizeram o favor de desenhar o projecto. As árvores que espreitam pelas poucas, mas intencionais, janelas”, declarou o arquitecto Álvaro Siza Vieira aos jornalistas, durante uma visita à nova ala do museu.

Siza Vieira declarou que aguardou “com alguma ansiedade a inauguração efectiva da nova Ala do Museu de Serralves, submetida agora a uma primeira prova de funcionamento, enquanto espaço expositivo das três artes plásticas: a arquitectura, a pintura e escultura”.


Foto cortesia Fernando Guerra FG+SG



O novo edifício vem aumentar em 33% a área de construção do Museu de Serralves, que é constituída por três pisos (um piso de arquivos e dois pisos de exposição), e é inaugurado com as exposições “Anagramas Improváveis” e “C.A.S.A. Coleção Álvaro Siza Arquivo”.

Quanto à Coleçcão Álvaro Siza, conta com nove segmentos - um para cada década da sua vida – que são complementados com a arte que o arquitecto produz à parte por prazer e que doou a Serralves.

Nela podem descobrir-se, por exemplo, os desenhos do arquitecto desde a sua infância, quando fazia banda desenhada, ou a cozinha desenhada para a sua avó.

Os edifícios que desenhou ao longo da sua vida, desde as primeiras casas aos projectos de habitação social do pós-25 de Abril estão também presentes ao longo da exposição.

Segundo a presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, o contributo do Estado, a par dos fundadores privados - nos últimos oito anos entraram 179 novos fundadores privados -, foi o que tornou possível o desenvolvimento da colecção de Serralves e da própria instituição.

“É uma contribuição para o investimento, não só para a aquisição de obras de arte, mas também para a aquisição de novos projectos como é o caso deste edifício [a nova Ala Álvaro Siza], e outros”, disse.

A nova Ala Álvaro Siza tem 4.204 m2 de área bruta de construção e proporciona um aumento de 44% na área de exposição da Fundação de Serralves.

Lusa/DI