CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

Complexo Industrial de Sines

Savills prevê um crescimento do espaço de armazenamento industrial ao ar livre na Europa

26 de setembro de 2023

A Savills prevê um crescimento significativo do espaço de armazenamento industrial ao ar livre (IOS) na Europa, com o investimento no subsector do mercado industrial e logístico a crescer 4,5% anualmente nos próximos cinco anos.

De acordo com o mais recente relatório Spotlight, The Emergence of Industrial Outdoor Storage in Europe, realizado pela consultora imobiliária, o IOS destina-se a uma vasta gama de recursos. Incluem-se a indústria transformadora, a da logística, a da construção, a dos transportes e a da agricultura. Situados em zonas industriais, os locais caracterizam-se por uma grande quantidade de terrenos abertos, com rácios de cobertura típicos que variam entre os 20 e os 40%.

Embora o mercado de IOS varie de acordo com a localização e seja afetado por diferentes fatores, como a regulamentação local, a conetividade e as condições económicas, continua a existir um potencial inexplorado em toda a Europa. Por exemplo, a investigação da Savills, juntamente com os dados do registo predial, identificou terrenos definidos como Zona Industrial pelo conjunto de dados UK Land Class 23 e calculou que 510 milhões de m2 poderiam ser adequados para utilização em IOS.

“Há uma série de factores que sugerem que iremos assistir a um maior crescimento neste subsector. O primeiro e mais importante será o boom do comércio eletrónico em curso em toda a Europa, sendo que o continente tem percebido a necessidade de espaço adicional, especialmente para gerir as flutuações sazonais. Isto a par dos veículos necessários para a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. Outros factores incluem as indústrias que dependem de grandes equipamentos que necessitam de soluções de armazenamento ao ar livre e o desejo das empresas de reforçar as suas cadeias de abastecimento após a pandemia de Covid-19”, Kevin Mofid, head of industrial & logistics research da Savills

Como resultado, a Savills vê o IOS como uma oportunidade de investimento atrativa, especialmente com a procura de espaço de armazenamento a aumentar num contexto de baixa oferta. A empresa também espera um crescimento considerável dos valores de arrendamento, que aumentaram 47% no Reino Unido em 2023, em comparação com o ano passado.

Os principais intervenientes já estão a começar a surgir, particularmente nos EUA, onde alguns investidores institucionais já entraram no mercado. Por exemplo, a JP Morgan Global Alternatives e a Zenith IOS formaram uma joint venture de 700 milhões de dólares em Fevereiro de 2022, enquanto o Alterra Property Group fechou a sua Alterra IOS Venture II LP com 524 milhões de dólares em investimentos. A Savills também assistiu ao início deste processo na Europa, com a Realterm a anunciar, em maio deste ano, o crescimento contínuo da sua plataforma de transportes e imobiliário com a aquisição de quatro instalações da IOS. As instalações situadas nos Países Baixos têm uma área total de 74.352 m2.

Marcus de Minckwitz, head of EMEA industrial & logistics da Savills, acrescenta: “O IOS representa uma oportunidade interessante em todos os mercados imobiliários europeus e esperamos que o volume de transações aumente substancialmente à medida que os investidores procuram agregar as suas carteiras. Existe simultaneamente uma oferta limitada e um aumento da procura, o que está a conduzir a um crescimento dos valores de arrendamento. Estes activos são também suscetíveis de desempenhar um papel importante na transição energética, uma vez que podem ser adequados para o armazenamento de veículos elétricos e de baterias. Estamos apenas no início do desenvolvimento do IOS como um sector de pleno direito na Europa, mas a combinação de todos estes fatores torna a proposta muito atractiva”.