CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Sandwoods, Sintra-Cascais

Sandwoods é o primeiro empreendimento com pré-classificação AQUA+ da ADENE

14 de novembro de 2023

O empreendimento Sandwoods, promovido pela Avenue e localizado junto ao parque natural de Sintra-Cascais, é o primeiro condomínio de grandes dimensões integralmente pré-classificado pela iniciativa AQUA+ da Adene – Agência para a Energia. A introdução de medidas de melhoria AQUA+ ainda em fase de projecto, permitiu ao Sandwoods atingir a Classe Hídrica A.

Integrado numa extensa área de pinhal com 88 mil m2, o Sandwoods está actualmente em fase de construção e compreende 39 moradias com piscinas privadas, de T3 a T4, e seis habitações, de tipologias T1 a T4, que resultam da reabilitação de uma casa pré-existente. Este condomínio privado, também oferece aos seus moradores uma horta para cultivo biológico, promovendo o acesso dos moradores a produtos frescos e sazonais.

‘Desde o início do projeto que estamos comprometidos com a sustentabilidade e com a eficiência hídrica, apostando em origens alternativas de água, no aproveitamento das águas pluviais e em dispositivos de baixo consumo. A integração no referencial AQUA+ permitiu-nos implementar medidas e soluções eficientes de redução do consumo de água, resultando na pré-classificação do Sandwoods na Classe Hídrica A', realça Aniceto Viegas, CEO da Avenue.

O acompanhamento do projecto por uma Auditora AQUA+ identificou oportunidades de melhoria durante a fase de concepção do empreendimento, levando a um desempenho superior das moradias e, consequentemente, a significativas economias de água no uso final pelos moradores.

Um dos destaques notáveis do Sandwoods é a sua extensa área permeável, que actua como uma espécie de "lote esponja." O empreendimento também adota práticas inovadoras, como a captação de águas pluviais para a irrigação de áreas verdes e a utilização de dispositivos eficientes de baixo consumo de água.

Graças à implementação dessas práticas de eficiência hídrica, estima-se que cada morador do Sandwoods consumirá apenas cerca de 110 litros de água por dia, uma economia de 42 litros por dia por habitante em comparação com a média do concelho, mesmo considerando a presença de piscinas e vastas áreas verdes que requerem irrigação. Em resumo, o Sandwoods consumirá aproximadamente 700 000 litros a menos de água por ano por morador em comparação com empreendimentos típicos de dimensões semelhantes no mesmo concelho.