CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

BIG-BUCHAREST STUDIO

Revisão do PDM de Matosinhos que permite construção do “Fuse Valley” em consulta pública

12 de abril de 2023

A revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Matosinhos que permitirá a construção do centro de inovação tecnológica “Fuse Valley”, em Leça do Balio, entra na quinta-feira em consulta pública, segundo publicação hoje em Diário da República (DR).

O prazo para remeter sugestões e pedidos de esclarecimento é de 15 dias úteis.

A Câmara Municipal de Matosinhos explica, conforme se lê no aviso em DR, que este procedimento dá início à segunda alteração da primeira revisão do PDM, estando em causa uma área onde será construído o centro de inovação tecnológica “Fuse Valley”.

Este empreendimento vai nascer em Leça do Balio, Matosinhos, no distrito do Porto, com 140 mil metros quadrados, dos quais 60 mil serão ocupados pela Farfetch (plataforma de moda de luxo), segundo informação na página oficial da Internet da Câmara Municipal.

Em 16 de Março, em Cannes, na França, o director executivo do Castro Group, empresa responsável pela criação do “Fuse Valley”, adiantou que a obra deverá arrancar “ainda este ano”, prevendo que todas as valências fiquem concluídas em 2030.

No aviso, a autarquia de Matosinhos diz que esta alteração resulta da “modificação significativa das perspetivas de desenvolvimento económico e social que fundamentam as opções definidas no plano para a área de intervenção em causa e tem por objetivo atualizar as opções do PDM na área que foi objeto de suspensão parcial”.

É ainda referido que a Câmara Municipal “determinou desnecessidade de elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica (…) porque o empreendimento em apreço obteve já uma declaração de impacte ambiental favorável” e por “se estar perante uma pequena área do território municipal”.

Os interessados em fazer sugestões e pedidos de esclarecimento devem dirigir-se, por requerimento, à presidente da Câmara de Matosinhos, a socialista Luísa Salgueiro.

As comunicações devem ser apresentadas nos serviços da autarquia, enviadas por correio registado para a morada da Câmara ou correio electrónico para o endereço mail@cm-matosinhos.pt.

Em 11 de novembro, também de acordo com publicação em DR, foi tornado público que a Câmara Municipal de Matosinhos suspendeu parcialmente, por dois anos, o PDM.

“A proposta de suspensão do plano revela-se, assim, imprescindível, caso contrário inviabilizar-se-á a realização de um empreendimento de relevante importância para o concelho”, referia a autarquia.

A Câmara estima que a criação deste empreendimento crie 12.000 postos de trabalho qualificado no sector terciário e das tecnologias de informação e que a “significativa” criação de emprego contribua para a eventual fixação de novos residentes.

Além disso, e ainda de acordo com informação camarária, o projecto concretiza, através de investimento privado, a requalificação do nó do Chantre - entrada no concelho de Matosinhos a partir do centro da Maia - e promove novos acessos da Estrada Nacional 13 (EN13) à malha urbana municipal.

A isto acresce que, através das cedências previstas no projeto para áreas destinadas a espaços verdes de utilização coletiva (cerca de 4,5 hectares nas margens do rio Leça), faz-se o enquadramento e conexão do Parque da Paz e do Corredor Verde do Leça (ciclovia) com o território envolvente.

Já em Cannes, em declarações aos jornalistas, à margem do evento imobiliário internacional MIPIM, o diretor executivo do Castro Group, Paulo Castro, disse estimar que entre o segundo semestre de 2026 e Janeiro de 2027 a primeira fase do projeto, orçada em cerca de 200 milhões de euros (investimento partilhado com a Farfetch), esteja concluída.

Já as duas fases restantes do projeto deverão estar concluídas entre 2027 e 2030.

O centro de inovação tecnológica "Fuse Valley" será composto por 24 edifícios que vão albergar escritórios, habitações, um hotel e vários serviços.

Parte "substancial" dos escritórios será ocupada pela Farfetch, enquanto hotel vai ter 70 quartos e ocupar uma área de 12 mil metros quadrados, para onde estão previstos vários espaços comuns, como salas para eventos, congressos, espaços de 'coworking' e spa.

LUSA/DI