CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

GuestReady

Reservas no Alojamento Local com números recorde em 2023

20 de fevereiro de 2024

A GuestReady, empresa líder de gestão de Alojamento Local em Portugal, recebeu mais de 85 mil reservas nas mais de 1.300 unidades de alojamento geridas em Portugal em 2023.

Além de serem novos recordes, os números representam um crescimento superior a 30% do número de reservas e de 20% das unidades geridas em 2023 quando comparado com o ano anterior, valores impulsionados pela recuperação e crescimento do setor do turismo em Portugal durante o ano passado.

A taxa média de ocupação nacional manteve-se estável, em cerca de 80%, com as regiões do Porto e de Lisboa a registarem as taxas médias de ocupação mais elevadas, próximas dos 85% anuais. Os períodos de 2023 que registaram maior procura por Alojamento Local foram a semana da Páscoa, especialmente no fim de semana prolongado, durante o qual se registou uma taxa de ocupação nacional acima de 90%, com 40% destas reservas feitas por hóspedes de nacionalidade espanhola, e no mês de Agosto, período em que a taxa média de ocupação também superou os 90% em todo o território nacional.

Das mais de 85 mil reservas de Alojamento Local registadas no ano passado, espanhóis (15%), franceses (14%) e portugueses (14%) destacaram-se como os hóspedes mais frequentes a reservar em Portugal, acompanhados pelos ingleses (8%), alemães (8%), norte-americanos (6%), brasileiros (4%) e italianos (3%). Entre todos os turistas que reservaram em Alojamento Local, a grande maioria (88%) viajou sem crianças.

2023 foi mais um ano com excelentes resultados para o setor do turismo, e em particular para o Alojamento Local e para a GuestReady: além de termos atingido novamente grandes objetivos, consolidámos ainda mais a nossa presença no mercado nacional e registámos um crescimento sustentável do nosso portfólio de unidades de alojamento”, explica Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal.

Depois de um ano em que apresentou um novo branding e após fechar uma campanha de equity crowdfunding de sucesso, tendo captado 1,2 milhões de euros em menos de 24 horas, a GuestReady já tem definidos os objectivos para Portugal em 2024: “Vamos continuar a trabalhar para nos mantermos como os gestores de Alojamento Local com o serviço mais completo e com a melhor qualidade do mercado,” acrescenta Rui Silva.

“Vamos continuar a investir no desenvolvimento da nossa tecnologia de gestão, o RentalReady, e a formar os melhores profissionais do sector. Queremos a consolidar ainda mais a nossa presença nacional e crescer enquanto mantemos os nossos padrões de qualidade para com os nossos hóspedes e proprietários”.