CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Foto REVIVE

Casa Grande Pinhel - Imagem REVIVE

REVIVE prolonga prazo de concurso de concessão da Casa Grande de Pinhel

21 de outubro de 2022

O Programa REVIVE noticiou hoje o prolongamento até 19 de Dezembro de 2022 do prazo para apresentação de propostas no concurso lançado para concessão da Casa Grande, em Pinhel, no distrito da Guarda.

O concurso destina-se à exploração para fins turísticos daquela casa nobre, da primeira metade do século XVIII.

Situado junto à muralha de Pinhel, o imóvel histórico, conhecido por Casa Grande, pertenceu, inicialmente, à família Antas e Menezes, que na época detinha a alcaidaria-mor da vila.


Foto Geoppp - Wikimedia


Durante as Invasões Francesas o edifício foi ocupado pelas tropas francesas, que aí se instalaram no ano de 1810. Mais tarde, passou a pertencer à família Noronha e Avilez e em finais do século XIX foi vendido ao Conde de Pinhel.

No século XX a Casa dos Condes de Pinhel tornou-se sede do Grémio da Lavoura e nos anos 1973-1974 a cooperativa agrícola cedeu o espaço à Câmara Municipal de Pinhel.

O solar, que estava então adossado ao edifício dos Paços do Concelho, foi objecto de algumas obras de conservação, passando depois a desempenhar funções de sede da autarquia. Encontra-se, actualmente, desocupado e sem utilização.

O imóvel, com uma área total de construção de 1.717,40 m², será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, por uma renda mínima anual de 5.869,57 euros.