CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

Proman

Proman abre centro de excelência em Lisboa

20 de março de 2024

A Proman, empresa suiça fundada em 1984, especialista em produtos derivados do gás natural, sendo um dos maiores produtores mundiais de metanol e fertilizantes, com operações em vários continentes, abriu em Lisboa, um centro de excelência em gestão de projectos, engenharia e construção nos sectores da petroquímica, energia, petróleo e gás.

Para Pedro Silva, Managing Director of Engineering & Construction da Proman, a abertura do escritório insere-se numa “estratégia de crescimento para a próxima década extremamente ambiciosa, que implica a construção de múltiplas fábricas world-scale em diversas geografias. Tendo em Portugal o nosso centro de excelência para a engenharia e construção, temos estado e iremos continuar a reforçar a nossa equipa, o que obrigou a procurar um novo escritório com capacidade para acomodar o substancial aumento do número de colaboradores. Assim, o novo escritório de Lisboa é efectivamente um pilar para a materialização dos nossos novos e futuros projectos”.


Proman

A Proman contratou a Vector Mais para desenvolver este projecto, numa abordagem 360º que envolveu a arquitectura de interiores, construção e fornecimento de mobiliário. Aproveitando a configuração original do edifício Lumnia, no Parque das Nações, a equipa da Vector Mais desenvolveu um escritório que aproveita ao máximo a luz natural, posicionando as áreas de trabalho junto à fachada, o que possibilita uma circulação fluída entre os vários espaços e a criação de condições ideais para trabalhar. Para além do open space, também foram materializadas várias salas de reunião e colaboração, áreas de trabalho informal, phone booths, espaços lounge e uma ampla cafetaria, confirmando a versatilidade do escritório.


Proman

O arquitecto da empresa de construção, Miguel Pestana, refere que “a Vector Mais procurou desenvolver um espaço com um ambiente inspirador, estimulante e personalizado, que promovesse o bem-estar físico e mental dos colaboradores, fortalecendo os laços humanos e institucionais, e que transmitisse os valores e identidade da Proman de forma a oferecer à sua equipa o conforto necessário para o melhor desempenho das suas funções e atividades, naturalmente reflectindo-se na produtividade, empenho, criatividade, motivação e retenção de talento.”


Proman

Pedro Silva confirma o envolvimento da Vector Mais neste projecto inovador, afirmando que a empresa de construção “fez um excelente trabalho, desde logo na interpretação das nossas necessidades e posterior concretização do projecto e da obra em tempo recorde. Estamos sem dúvida satisfeitos com a forma como todo o processo criativo e de construção decorreu. O resultado final, obtido dentro do planeamento inicial, é prova tangível do bom trabalho desenvolvido.”

As soluções arquitectónicas e os materiais desempenharam um papel essencial neste projecto, elevando o nível de conforto e qualidade do espaço de trabalho. Os tectos pintados de preto acolhem as instalações técnicas e fazem sobressair tudo o que está por baixo, onde o mobiliário fornecido pela Vector Mais e as soluções de carpintaria definem os vários ambientes. Houve uma especial atenção na escolha da alcatifa em tons neutros, que contrasta com os revestimentos em madeira, a cortiça, os painéis acústicos em feltro e uma cuidada paleta de cores utilizada em vários ambientes.