CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

Sylvia Bozzo, Marketing Manager Imovirtual

Preços, rendas e juros: o que esperar do setor imobiliário em 2024

19 de fevereiro de 2024

O setor imobiliário, em Portugal, tem sido objeto de contínuo escrutínio e à medida que entramos em 2024, é essencial mergulharmos mais profundamente nas previsões e análises que moldarão este ano. Diversos fatores, como os preços de habitação, as taxas de juros, a instabilidade política vivida no nosso país atualmente, desempenharão papéis cruciais na dinâmica do mercado.

Desta forma, ao analisarmos de forma atenta os preços das casas, verificamos que existe uma tendência de abrandamento no crescimento, mas não uma reversão. O interior e as regiões adjacentes às grandes cidades continuam a ser protagonistas, impulsionando um crescimento de preços moderado. No entanto, as metrópoles como Lisboa e Porto parecem caminhar para uma estabilização, sugerindo uma fase de consolidação após anos de expansão acentuada.

No que concerne às rendas, as previsões apontam para um crescimento mais moderado, situando-se entre 6 a 8%. Esse aumento, embora representativo, reflete uma desaceleração em relação aos anos anteriores, uma vez que estamos já em níveis elevados de valores de arrendamento. Por outro lado, com a estabilização das taxas de juros, a procura para arrendamento pode abrandar ligeiramente por haver uma migração de potenciais inquilinos para a opção de compra, que pode voltar a ser um pouco mais atrativa.

Perante este contexto, o Banco Central Europeu (BCE) desempenha um papel crucial nas expectativas para 2024. Nas últimas duas reuniões, o BCE manteve estável as taxas de juros, com um máximo de 4%, o que é um cenário mais otimista face aos consecutivos aumentos desde meados de 2022. Atualmente, a discussão está em torno da possibilidade de redução dessas taxas, alimentando assim a esperança de custos de empréstimo um pouco mais atrativos. Este desenvolvimento pode ter um impacto positivo no mercado imobiliário, ou pelo menos assim se espera, encorajando uma maior atividade e aumentando o número de transações em relação ao ano anterior.

Este ano também tivemos algumas tentativas de simplificar o processo de licenciamentos das habitações através do programa Simplex. Contudo, os especialistas do setor ainda têm algumas preocupações, mas o fato é que várias discussões estão a ser feitas em torno deste tema, o que é positivo.

De forma geral, as tendências para o setor imobiliário em Portugal, em 2024, sugerem uma estabilização, com um equilíbrio entre o crescimento moderado nos preços das casas, um aumento mais controlado nas rendas, a perspetiva de taxas de juros mais acessíveis e cada vez mais discussões sobre o tema da habitação. No entanto, sem dúvida, que é imperativo permanecer atento às mudanças nas condições económicas e políticas que podem moldar e ajustar essas previsões ao longo do ano.

Seja pró-ativo, mantenha-se informado sobre os preços das casas na região onde procura e conte com o apoio dos consultores imobiliários que além de conhecerem o mercado local, transmitem segurança num dos processos mais desafiantes das nossas vidas, que é encontrar uma casa. As oportunidades continuam a existir, mas é fundamental estarmos atentos para as conseguir agarrar.

Sylvia Bozzo

Marketing Manager Imovirtual

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico