CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Expo Real

Portugueses voltam a apostar na Expo Real em Munique

25 de agosto de 2023

Apesar dos sinais de abrandamento do mercado imobiliário na Europa, os portugueses mantêm a participação na Expo Real, em Munique, na Alemanha e marcam presença, pela primeira vez, no programa de conferências fórum Decarb.

A Expo Real é a feira líder internacional para o imobiliário e investimento, que decorre anualmente e abre portas aos profissionais do sector de 4 a 6 de Outubro. Nesta edição o fórum Decarb é grande novidade na Expo Real. Pela primeira vez, será apresentado a mostra especial ‘Expo Real Decarb - make the climate change work’ no pavilhão A3. Espaço que se destina a conferências e expositores relacionados com o tema da descarbonização do parque imobiliário e ao desenvolvimento urbano com impacto neutro no clima. Entre outras conferências irá decorrer no dia 5 de outubro, pelas 16 horas, a conferência “Remaking cities for healthy people and planet” que conta com a presença da vereadora do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Joana Almeida. De Portugal a Expo Real recebe novamente com a Sonae Sierra, que possui já forte presença na Alemanha, como entidade gestora e coproprietária de vários centros comerciais, e com a Casa Safari que divulgará a suas propostas de software na Tech Alley da feira, uma zona dedicada às empresas start-up da área de TI.

Em termos de participação colectiva, este ano a Greater Porto não estará presente na Expo Real, no entanto, as empresas interessadas em coexposição poderão contar com o já habitual stand coletivo organizado pela Invest Lisboa, agora denominado Lisboa Region, cujas inscrições estarão abertas até 31 de Agosto (os interessados devem entrar em contacto com Diogo Ivo Cruz da Invest Lisboa). Claudia Boymanns, directora da feira, refere que cada edição da Expo Real reflecte a indústria: “Ainda estamos a receber as inscrições dos coexpositores e, por isso, ainda não temos os números finais. No entanto, esperamos uma participação de mais de 1.750 expositores. Talvez venhamos a ter um ligeiro decréscimo, já que as feiras são sempre o espelho do sector e, por isso, refletem também a situação atual do mercado. Estamos, porém, muito satisfeitos pelo facto de a participação ser muito estável". 

Stefan Rummel, CEO da Messe München, destaca os novos participantes na edição de 2023: Este ano conseguimos atrair novos expositores, como o pavilhão conjunto ‘UK Cities and Partners’, com a presença de ‘Opportunity London’, ‘Marketing Manchester’, ‘Newcastle’ e ‘West Midlands’. Também teremos a ‘Majid Al Futtaim’, do Dubai, como um grande participante e, pela primeira vez, a ‘Real Estate General Authority’ da Arábia Saudita. Além disso, haverá um pavilhão conjunto italiano ‘Real Estate Italy’.