CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Imagem de Oleksandr Ryzhkov - Freepik

Portugal recebe 350 milhões para investir na transição para economia com impacto neutro no clima

4 de março de 2024

Comissão Europeia aprova regime de auxílios estatais português no valor de 350 milhões de euros para apoiar investimentos em equipamento necessário para promover a transição para uma economia com impacto neutro no clima.

Uma medida em consonância com o Plano Industrial do Pacto Ecológico. O regime foi aprovado ao abrigo do Quadro Temporário de Crise e Transição relativo a Medidas de Auxílio Estatal, adotado pela Comissão em 9 de Março de 2023 e alterado em 20 de Novembro de 2023, que tem por objectivo apoiar medidas em sectores que são fundamentais para acelerar a transição ecológica e reduzir as dependências de combustíveis.

A medida portuguesa

Portugal notificou à Comissão, ao abrigo do Quadro Temporário de Crise e Transição, um regime de 350 milhões de euros para apoiar investimentos na produção do equipamento necessário para promover a transição para uma economia com impacto neutro no clima.

No âmbito desta medida, que será integralmente financiada através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o auxílio assumirá a forma de subvenções directas.

A medida estará aberta às empresas que produzem os equipamentos relevantes, designadamente baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores, equipamentos para captura, utilização e armazenamento de carbono, bem como componentes essenciais concebidos e utilizados principalmente como factores de produção directos na produção desses equipamentos, ou matérias-primas conexas necessárias à sua produção.

A Comissão considerou que o regime português está em conformidade com as condições estabelecidas no Quadro Temporário de Crise e Transição. Em especial, o auxílio i) incentivará a produção do equipamento relevante para a transição para uma economia com impacto neutro no clima; e ii) o auxílio será concedido o mais tardar até 31 de dezembro de 2025.

A Comissão concluiu que o regime português é necessário, adequado e proporcionado para acelerar a transição ecológica e facilitar o desenvolvimento de determinadas atividades económicas que são importantes para a execução do Plano Industrial do Pacto Ecológico, em conformidade com o artigo 107.º, n.º 3, alínea c), do TFUE e com as condições estabelecidas no Quadro Temporário de Crise e Transição.

Nesta base, a Comissão autorizou as medidas de auxílio ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais.