CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Portugal premiado nos Emirados Árabes Unidos pela sustentabilidade e inovação no design português

12 de março de 2024

No jantar de gala do Dubai Wood Show 2024, nos Emirados Árabes Unidos, a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal foi premiada pela entidade organizadora desta feira.

Este galardão vem comprovar o sucesso do sector na sua estratégia de alargamento dos mercados destino das exportações para fora da Europa. Realizado no dia 5 de março, no Crown Plaza Hotel, este jantar veio também premiar a Granorte com um "Commitment Award" que destacou que "este prémio reconhece inovações que impactaram significativamente a indústria, promovendo novas oportunidades, crescimento económico e sustentabilidade ambiental."
A AIMMP organizou a presença da representação portuguesa no Dubai Wood Show 2024, que se realizou entre 5 e 7 de Março, no Dubai World Trade Center. Almavilla, Arq Tailor's, Delivering Nature by Granorte, K Nobre, Lumber, MainGuilty, MBN Industry, MF Timber, Ribadao Wood Boutique, Toronobre, Trading Timber e X8 Solutions Group foram as empresas nacionais que tiveram a oportunidade de participar neste importante encontro business-to-business nos Emirados Árabes Unidos com a Indústria da Madeira e do Mobiliário.

Neste principal destino para especialistas em madeira no Dubai, as empresas portuguesas tiveram a honra de receber a visita de Sua Excelência o Senhor Embaixador Português nos Emirados Arabes Unidos, Dr. Fernando D'Orey de Brito e Cunha Figueirinhas, acompanhado de Engº Manuel Couto Miranda, Conselheiro Económico da Embaixada de Portugal nos Emirados Unidos, Arábia Saudita e Qatar e de Nuno da Gama Cardinho, ambos em representação do AICEP Portugal Global.

Integrado no programa, Portugal mostrou, ainda, o seu património e demonstrou a sua visão inovadora para o futuro através de uma pequena exposição de peças em madeira contando a história do que é o saber fazer em Portugal. 

De acordo com Vítor Poças, Presidente da AIMMP, "o crescimento das exportações em mercados fora da Europa vem validar e confirmar a assertividade da estratégia de promoção internacional do setor seguida nos últimos 10 anos pela AIMMP".

O Dubai Wood Show é conhecido por apresentar aos principais players do setor da madeira as tendências mais emergentes e de qualidade comprovada, estando Portugal aqui presente a demonstrar a sua grande experiência aliada ao elevado grau de dinamismo e criatividade no sector da Madeira e do Mobiliário.

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2024, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações. 

A operação Inter Wood & Furniture 2022-2024 - Internacionalização sustentada das empresas da fileira da madeira e mobiliário é apoiada pelos «Programas Operacionais COMPETE 2030 e LISBOA 2030», pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.