CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Porto

Porto e Norte recebem líderes da distribuição turística europeia

29 de junho de 2023

O Douro vai acolher, a convite da APAVT e do Turismo do Porto e Norte, nos dias 30 e 31 de outubro deste ano, a segunda reunião semianual da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), que se antecipa seja participada por cerca de 60 líderes da distribuição turística da Europa.

A candidatura para a organização desta reunião foi uma iniciativa da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) que, no âmbito do projecto de promoção externa que integra a realização do seu congresso deste ano na região do Porto e Norte, bem como no âmbito da estratégia +Interior+Turismo, logrou obter o entusiástico apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Apresentada em reunião plenária da confederação europeia, ocorrida em Riga-Letónia, foi aprovada por unanimidade.

As reuniões semianuais da ECTAA, que permitem o debate sobre as principais questões e desafios transversais a todo o sector da distribuição turística, incluindo legislação, fiscalidade, sustentabilidade e tendências de consumo, entre outras, constituem também extraordinárias oportunidades de promoção turística dos países anfitriões.

Esta é a segunda vez que a ECTAA reúne no Norte e a quarta vez em Portugal, depois de em 2013 ter decorrido na cidade do Porto, em 2014 em Ponta Delgada-Açores e em 2017 em Coimbra, no Centro de Portugal.

"É mais uma excelente oportunidade de interação com os líderes da Distribuição Turística europeia. Estou muito feliz por conseguirmos integrar esta iniciativa no programa global do nosso congresso nacional, realizando-a no 'Porto e Norte', bem como, ao desenvolver o evento no Douro, dar relevo e participar activamente no projecto '+ Interior; + Turismo'", afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

Por seu lado, o presidente do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, releva a importância da realização deste evento na região, bem como as actividades de animação turística que serão incluídas no pré e pós tours deste evento, como meio de reforçar o valor dos territórios de baixa densidade no potencial de negócio da distribuição turística. "O Porto e Norte não poderia perder esta oportunidade de trazer os principais líderes da distribuição europeia à região, posicionando o nosso destino ao mais alto nível, e demostrar como a colocação de novas experiências nos catálogos das agências de viagens pode impactar, muito positivamente, a capacidade de manter a relevância deste sector na satisfação de uma procura turística cada vez mais exigente e ávida de experiências", conclui.