CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Porto Business School

Porto Business School reforça oferta formativa no imobiliário

10 de agosto de 2023

A Porto Business School continua a reforçar a sua oferta formativa no sector imobiliário com novas edições dos programas “Facility Management” (FM) e “Sustentabilidade no Imobiliário”.

A Escola de Negócios da Universidade do Porto promove, a partir de Outubro, duas áreas fundamentais na optimização dos activos imobiliários empresariais, pela eficiência dos edifícios, redução dos custos operacionais e respeito ambiental através da profissionalização da sustentabilidade.

Melhorar o desempenho das organizações via facility management

Actualmente, as instalações, os edifícios e as infraestruturas assumem uma importância altamente significativa para a prossecução dos objectivos estratégicos das organizações, envolvendo não apenas a produção e a prestação de serviços, mas também o bem-estar dos colaboradores, clientes e até mesmo visitantes.

Recorde-se que um estudo da European Facility Management Network (EuroFM) revelou que as estratégias de FM podem reduzir o consumo de energia em edifícios entre 10 e 20%, promovendo a sustentabilidade e a proteção ambiental. Por seu lado, um relatório da Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) destacou que um ambiente de trabalho bem gerido e confortável pode aumentar a produtividade dos funcionários até 12%.

Bento Aires, director do programa “Facility Management” e presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, refere: “Cada vez mais, o facility management é uma área de grande importância para o funcionamento da organização, porque melhora o bem-estar e qualidade da utilização dos edifícios associada ao uso eficiente de recursos”.

O programa da Porto Business School vai permitir formar profissionais alinhados com as melhores práticas, referenciais e normas de Facility Management e aumentar a eficiência e a qualidade de utilização dos ativos com foco no utilizador final, através do desenvolvimento e aplicação de Facility Management em ambiente organizacional. Os conteúdos estão alinhados com a certificação de CPFM “Certificado de Profissional em Facility Management” atribuído pela APFM – Associação Portuguesa de Facility Management.

Este programa tem como público-alvo gestores de instalações, edifícios, infraestruturas e prestadores de serviços ligados à gestão operacional dos activos e que procuram um conhecimento de base transversal a todas as áreas de conhecimento do FM.

Profissionalização da sustentabilidade no imobiliário
O sector imobiliário começa a dar os primeiros passos no desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazo que visem um futuro mais sustentável para o ambiente construído. Isto exige, cada vez mais, maior robustez em todas as dimensões da organização: implementação estratégica, tática e operacional.

Atualmente, os edifícios são responsáveis por cerca de 40 por cento das emissões de gases com efeito de estufa. Só em 2022, todos os edifícios do mundo foram responsáveis pela emissão de 3,2 giga toneladas de gases com efeito de estufa. Recorde-se que o funcionamento diário de um imóvel (como o aquecimento) é um dos principais fatores que contribui para estas emissões. No entanto, em Portugal, segundo dados do Eurostat, cerca de 19% da população está em situação de pobreza energética. Um dos fatores com maior peso para esta situação, prende-se com a reduzida qualidade energética de construção do edificado.

Bento Aires, que assume, igualmente, a direção do programa “Sustentabilidade no Imobiliário”, conclui que: “o setor imobiliário é responsável por uma parcela significativa dos impactos ambientais e sociais, não descurando o elevado valor de mercado e reputação considerados por investidores, proprietários e utilizadores finais. Este programa fará dos seus participantes drivers sociais da sustentabilidade através dos seus projetos e organizações”.

O programa “Sustentabilidade no Imobiliário” é projectado para empresas, projetos imobiliários e para o setor da construção civil, colocando-lhes o desafio de desenvolverem e implementarem uma abordagem de sustentabilidade no seu dia a dia. Através da formação, é possível melhorar os resultados dos negócios com estratégias de economia, gestão e sustentabilidade, bem como a adesão a padrões internacionais. Além da abordagem holística para implementar estratégias de desenvolvimento sustentável, os participantes têm acesso a cross-learning e networking com o programa “Sustentabilidade no Turismo”.

O programa é direcionado a quadros superiores, gestores de empresas e gestores de projectos no sector imobiliário e da construção. Também é orientado para quadros superiores que desejam tornar-se agentes de transformação, bem como arquitectos, engenheiros, consultores de sustentabilidade e gestores de projetos que atuem no setor imobiliário.

Os programas “Sustentabilidade no Imobiliário” e “Facility Management” têm a duração de dois meses e são compostos por oito sessões no formato presencial, com possibilidade de frequência à distância em regime síncrono. A fase de candidaturas encontra-se aberta até dia 2 e 9 de Outubro, respetivamente, sendo que ambos têm início em Outubro.