CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Nómada digital

Porto, Braga e Guimarães e Lisboa são algumas das regiões mais procuradas pelos nómadas digitais

10 de outubro de 2023

De acordo com o Market Report 2022- 2023 da Engel & Völkers, Porto, Braga e Guimarães e Lisboa destacam-se como regiões mais procuradas em Portugal pelos nómadas digitais.

A cidade do Porto é o principal centro económico, cultural e de ensino da Região Norte, sem deixar de oferecer uma elevada qualidade de vida aos seus residentes. O Porto tem vindo a atrair um crescente número de nómadas digitais, trabalhadores remotos que vão mudando de país/cidade como local de trabalho, estando a ganhar uma crescente atenção por este segmento na procura de arrendamento. De acordo com a Digital Nomad Association, a cidade do Porto conta com cerca de cinco mil nómadas digitais. O interesse pela cidade do Porto tem sido justificado pela boa conectividade à internet, o clima ameno, a oferta gastronómica, proximidade ao mar, a arquitetura, a história, a oferta de equipamentos e serviços. O fenómeno dos nómadas digitais contribui atualmente para o aumento da procura no mercado de arrendamento na cidade do Porto, que aumentou cerca de 50% desde 2019.

Já em Braga e Guimarães, o número de nómadas digitais não é tão significativo como em Lisboa e no Porto. No entanto, tal como verificado no Porto, tem influenciado o aumento da procura no mercado de arrendamento e o aumento dos preços na região. O mercado de arrendamento é particularmente expressivo em Braga, muito superior à média nacional, o que acaba por demonstrar a importância da população universitária na cidade. Os fatores que mais atraem os Nómadas Digitais a esta região são a temperatura, a segurança, a boa conectividade à internet, e os preços praticados que embora estejam cada vez mais elevados, continuam bastante competitivos comparativamente com outras regiões.

Lisboa tem vindo a atrair nómadas digitais de todo o mundo. De acordo com a Nomad List, Lisboa é uma das cidades mundiais com maior procura entre os nómadas digitais. De acordo com um estudo recente do Turismo de Portugal, o interesse dos nómadas digitais por Lisboa é justificado pelo seu estilo de vida tranquilo, mas simultaneamente criativo e inspirador, pelo seu clima ameno, pela sua história multicultural, pela sua proximidade às praias e pelo custo de vida internacionalmente competitivo. O fenómeno dos nómadas digitais contribui também para o aumento da procura no mercado de arrendamento, que tem registado um aumento desde 2019 e uma dificuldade de a oferta acompanhar o acentuado crescimento da procura.