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Ilustração de Macrovector para Freepik

«Players» do sector da energia juntam-se para incentivar a transição energética dos portugueses

3 de abril de 2024

Com o objectivo de impulsionar mudanças significativas e concretas rumo a um futuro energético sustentável, um grupo de empresas e entidades do sector da energia e financeiro, juntaram-se num "Action Tank" para incentivar a Transição Energética dos particulares, através de soluções inovadoras.

Esta iniciativa é liderada pelo BNP Paribas Personal Finance, conhecido em Portugal pela marca comercial Cetelem, que alinha o projecto com os seus compromissos de promoção de consumo sustentável.

"Enquanto empresa queremos ter um papel activo na sociedade. Ao longo de 30 anos em Portugal temos apoiado as necessidades dos consumidores e queremos continuar a desempenhar a nossa missão, para isso temos de contribuir para um futuro sustentável. Foi precisamente nesse sentido que tomámos a iniciativa de organizar esta acção para apoiarmos os portugueses na transição energética", refere Jean-Christophe Coquillaud, Chief Executive Officer do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance em Portugal.

O lançamento do projecto realizou-se em Fevereiro na sede do Cetelem, e contou com a dinamização da consultora Sair da Casca, empenhada na transição ecológica, e com vasta experiência na dinamização de fóruns colaborativos. Esta foi a primeira jornada de várias etapas que se concretizarão ao longo do primeiro semestre do ano.

Entre os parceiros-chave do "Action Tank" figuram entidades de referência, como a ADENE – Agência para a energia, a ANFAJE, APFAC, ANICA e a Saint-Gobain – cujo compromisso e participação activa serão determinantes para o sucesso da iniciativa.


Metas ambiciosas e participação de entidades de referência do sector

"A ambição do Action Tank é simples: facilitar o acesso das famílias portuguesas a produtos e serviços que melhorem o desempenho energético das suas habitações, acelerando assim a transição energética em Portugal. Para tal, os membros deste grupo estão a definir e implementar estratégias concretas, através de projectos-piloto, parcerias e iniciativas de sensibilização junto dos profissionais e do consumidor", sublinha Nathalie Ballan, responsável da Sair da Casca.

Entre as principais metas do projeto estão promover a educação e a consciencialização pública sobre os benefícios da transição energética e o papel fundamental que cada um pode desempenhar; facilitar a colaboração entre diferentes partes interessadas, do sector privado, associações, agências para o desenvolvimento, para maximizar o impacto das iniciativas de transição energética; e encontrar soluções para promover a acessibilidade de todos aos produtos de transição energética de forma simples e duradoura.