CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Paulo Mendas da Rocha aos 90 anos - Foto cortesia CAU/BR

Paulo Mendes da Rocha: a memória e a obra na Casa da Arquitectura

11 de maio de 2023

A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, inaugura no próximo dia 26 de Maio,  duas exposições dedicadas ao arquitecto brasileiro  Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker 2006.

Nascido a 25 de Outubro de 1928, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, no Brasil, e falecido na cidade de S. Paulo em 2021, aos 92 anos, Paulo Mendes da Rocha foi um dos mais insignes arquitectos do Brasil nas últimas décadas, integrando a geração de arquitectos modernistas que revolucionou o panorama da arquitectura no seu país.

Em Portugal, a obra de Paulo Mendes da Rocha perdura no edifício do moderno Museu Nacional dos Coches, em Belém, de que foi autor, e no seu valioso espólio que doou à Casa da Arquitectura em Portugal.


Pórtico e cobertura na Praça do Patriarca, em S. Paulo - Foto Liac (Wikimedia)


A duas exposições que, em breve serão inauguradas em Matosinhos intitulam-se:

  • “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projecto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, na Nave Expositiva.
  • “Paulo: Para Além do Desenho” com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projecto expositivo de Ricardo Bak Gordon, na Galeria da Casa.

Percorrendo sete décadas de actividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura.


Museu Nacional dos Coches, em Lisboa - Foto Dspm (Wikimedia)


Intitulada “Paulo”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma experiência mais íntima, permitindo-lhe ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo, explicam a sua obra.

“Paralelamente a estas duas exposições - informa a Casa da Arquitectura -  vai decorrer um programa de actividades com curadoria do arquitecto Nuno Sampaio, Director-executivo e Comissário-geral da CA, da arquitecta Catherine Otondo e da arquitecta e historiadora Vanessa Grossman. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências, visitas de obra e pretende-se que seja uma grande festa da arquitectura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha”.