CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM de Palmela

Palmela: Chafariz de D. Maria I reabilitado

31 de janeiro de 2024

O município de Palmela, no distrito de Setúbal, concluiu, em Janeiro, os trabalhos de conservação e restauro do Chafariz de D. Maria I, na vila de Palmela, com a pintura dos medalhões.

Esta segunda e última fase da intervenção consistiu na remoção de todas as antigas camadas de pintura, preenchimento e reposição de massas nas fissuras e lacunas e repintura dos elementos em relevo.

Na primeira fase foi realizado um estudo estratigráfico, inconclusivo, não revelando o que se esperava sobre a policromia antiga. Optou-se, por isso, por tentar reconhecer a cor e os respectivos tons através do estudo comparativo das fotografias antigas. Este trabalho foi realizado em parceria com o Heritage Lab, do Centro de Investigação em Belas-Artes (CIEBA). Do referido estudo, resultou um extenso relatório, que foi submetido à DGPC e aprovado em Outubro, permitindo o avanço da segunda fase da intervenção.

O Chafariz de D. Maria I, construído no reinado desta rainha, em 1792, é Imóvel de Interesse Municipal, desde 2007 e Monumento de Interesse Público, desde 2012.

Um exempo de reabilitação que deveria ser preocupação da generalidade das autarquias. O nosso património é a nossa história, a nossa «alma», a nossa identidade.