CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Castelo de Portel

Obras de valorização e requalificação do Castelo de Portel vão iniciar em breve

8 de março de 2024

O monumento nacional, propriedade da Fundação da Casa de Bragança, teve autorização de construção de D. Afonso III em 1261.

O tema foi objecto de uma reunião no municipio de Portel na qual estiveram presentes o presidente do conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança e o diretor executivo da mesma Fundação.

O encontro teve por objectivo rever e formalizar o enquadramento de uma obra de extrema importância para a preservação, requalificação e valorização do castelo de Portel, um monumento nacional que, através das obras a implementar, ficará dotado de condições mais favoráveis em termos de acessos e segurança, e mais apelativo para visitantes e turistas.

D. João Anes de Aboim obtém autorização de D. Afonso III para construir o castelo e fortaleza em 1261. Em 1385, D. João I doou a terra a D. Nuno Álvares Pereira, para ele e seus descendentes, entrando assim no senhorio da Casa Ducal de Bragança.

O Paço senhorial foi mandado construir pelo 4º duque, D. Jaime. Após a Restauração, terminada a função militar, o conjunto começa a degradar-se. Ao longo do século XX são efetuadas pequenas obras de conservação, e, em 2019, é aprovado o projeto para reabilitação do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Portel, destinando-se o conjunto patrimonial a fins culturais.