CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Imagem marco DrNOFX97 Wiximedia

Município de Faro aprova interesse municipal pela mítica EN2

13 de outubro de 2023

A Assembleia Municipal de Faro aprovou por unanimidade o Reconhecimento do Interesse Municipal da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2). A icónica via rodoviária, que liga Faro a Chaves, a mais extensa de Portugal, tem registado nos últimos anos não só um aumento significativo no número de visitantes mas também um maior atenção por parte de viajantes, turistas, motards, e imprensa estrangeira, etc.

O reconhecimento por parte da autarquia de Faro, surge na sequência “de proposta apresentada pelo executivo da Câmara Municipal de Faro”, e “é resultado de uma análise criteriosa e comprometida com a valorização do nosso património histórico e cultural, destacando a importância da EN2 como rota turística que encontra em Faro o seu quilómetro final de chegada, permitindo que milhares de turistas visitem a nossa cidade e contribuam para a economia local” refere o documento aprovado na AM.


Uma quantidade enorme de castelos a visitar - Fotos AMREN2


Imagem AMREN2


Apesar de ignorada, quantas vezes, em termos de valorização e investimento, desde a sua classificação como Estrada Nacional em 1945, a EN2 tem desempenhado um papel vital na conexão de diferentes regiões de Portugal e na promoção do turismo local. ao londo do seu percurso podemos ir descobrindo maravilhas arquitectónicas e naturais. Sejam castelos, museus, percursos turísticos, praias fluviais e atlânticas, e muito mais.

A N2 foi criada pelo Plano Rodoviário Nacional de 1945 com o objectivo de ligar Chaves a Faro. Grande parte da N2 resultou da renumeração de estradas já existentes, mas alguns troços foram construídos nas décadas seguintes, daí que muitas vezes a via mais pareça uma manta de remendos ligados, demonstrando que urge a sua remodelação e manutenção em toda a sua extensão.



Em 2016, a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2) foi criada, unindo esforços para promover e dinamizar os territórios atravessados por esta emblemática estrada e, em 2019, o Município de Faro aderiu à Associação, reconhecendo o potencial desta rota para impulsionar o turismo e a economia local.

Desde então, tem sido registado um aumento significativo no número de visitantes que percorrem a EN2, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da restauração, do sector hoteleiro e da promoção dos nossos espaços culturais e religiosos.

A promoção da EN2 não apenas enriquece a experiência dos viajantes, mas também torna os concelho que a via cruza mais atractivos para investimentos económicos, criação de riqueza, geração de emprego e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios - rerere a autarquia algarvia.