CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mota-Engil apresenta Declaração de Sustentabilidade

26 de março de 2024

O Grupo Mota-Engil publica pela primeira vez um Relatório Único, com toda a informação financeira e de sustentabilidade. Grupo reforça compromissos para o quadriénio 2026/2023 que passam pela redução de acidentes com baixa; Pelo aumento de mulheres em posição de gestão (para 30%); O aumento de investimento em inovação para 25 milhões de euros e o aumento da valorização de resíduos para 80%.

O Grupo reforça desta forma o compromisso definido no seu Plano Estratégico Building 26, em que a Sustentabilidade é um dos eixos principais.

Focado em garantir o envolvimento e auscultação dos seus stakeholders, em identificar os respectivos impactos, riscos e oportunidades e em actuar, a partir deste ano o Grupo Mota-Engil passa a incluir o Relatório de Sustentabilidade anual no Relatório Único.

Carlos Mota Santos, Chairman e CEO do Grupo Mota-Engil reconhece quetemos um grande caminho a percorrer, mas continuamos ambiciosos e com os olhos postos no futuro do nosso planeta, das pessoas e do negócio”.

Na estratégia do Grupo foram assumidos objetivos de ESG e as respectivas metas, com base nos tópicos considerados materiais para a Mota-Engil, alinhados com a Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando-os com planos de acções específicos.

Em 2023, apresentou a performance desses objectivos destacando a evolução positiva nomeadamente na redução de acidentes com baixa, sendo a segurança dos nossos trabalhadores uma prioridade; e da percentagem de mulheres em posição de gestão, reforçando a ambição em ser um Grupo inclusivo e atractivo ao novo talento.

Destacou ainda a evolução no investimento em inovação e o aumento da valorização de resíduos.

Apesar do aumento das emissões de gases de efeito de estufa (GEE), salientou uma redução de 28% face ao ano anterior, obtendo-se em 2023 0,8 tCO2e/milhares de euros.