CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Miranda do Douro com dois novos miradouros sobre as arribas do rio Douro

9 de outubro de 2023

O concelho de Miranda do Douro ganhou dois novos miradouros que são autênticas varandas sobre as arribas do Parque Natural do Douro Internacional, tendo sido investidos cerca 300 mil euros nestes equipamentos enquadrados na paisagem.

Os dois novos miradouros estão localizados na cidade de Miranda do Douro e na aldeia raiana de Paradela, sendo este o ponto mais oriental de Portugal e tido como o local onde sol nasce primeiro no continente, juntando-se assim ao miradouro Fraga do Poio, em Picote, também localizado no mesmo concelho e com arquitectura semelhante.

Quem passa por este território do distrito de Bragança, não fica indiferente à majestosa paisagem das arribas e a todo o cenário envolvente, sendo notória a visita de turistas estrangeiros, como espanhóis, ingleses, mas também portugueses que aproveitam estes locais idílicos para tirar fotografias ou registar o momento através de uma 'selfie', com uma paisagem única, já que em alguns pontos a arribas do Douro chegaram a atingir os 200 metros de altitude a contar do leito do rio Douro.


Miradouro da Fraga do Puio Imagem CM de Miranda do Douro


Segundo a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril (PSD), estes miradouros começaram a ser construídos no anterior mandato autárquico, mas houve a necessidade de os desmontar e refazer a obra por questões de segurança.

“Temos agora, depois desta operação para melhoria das condições de segurança, dois equipamentos enquadrados na passagem, sendo que o miradouro da Penha das Torres, em Paradela, tem acesso para pessoas com mobilidade reduzida, através um passadiço em madeira, tornando-o mais inclusivo. O miradouro de Miranda do Douro é paralelo à rua das Arribas onde os acessos são mais fáceis para quem pretende contemplar esta paisagem natural única e que estão a ser muito procurados tanto por portugueses como por estrangeiros”, acrescentou a autarca.

Os materiais utilizados na construção dos dois novos miradouros são a madeira tratada, aço e vidro.

Num circuito mais alargado de visitação que poderá começar no concelho de Miranda do Douro, podem-se também visitar os Miradouro da Cigadonha em Picote ou o castro de São das Arribas, em Aldeia Nova.

Já no concelho de Mogadouro está o castro de Miguel Bravo, em Ventozelo. Em Freixo de Espada à Cinta está o miradouro do Carrascalinho em Fornos, ou Penedo Durão, em Poiares.

Segundo descreve o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) na sua página oficial na internet, enclave orográfico constituído pelo rio Douro e seu afluente, o Águeda, fronteira natural entre Portugal e Espanha, possui características únicas em termos geológicos e climáticos, condicionando as comunidades florísticas e faunística, nomeadamente a avifauna, e as próprias actividades humanas.

A área do Parque Natural do Douro Internacional abrange o troço fronteiriço do rio Douro, incluindo o seu vale e superfícies planálticas adjacentes e prolonga-se para sul através do vale do seu afluente, o rio Águeda, numa extensão de cerca de 120 quilómetros.