CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Ilustração de pikisuperstar em Freepik

Imovirtual analisa procura imobiliária no portal ao longo de 2023

24 de janeiro de 2024

O Imovirtual, portal imobiliário de referência em Portugal, divulgou, hoje, o seu estudo referente à procura, em 2023, para compra e arrendamento de apartamentos e moradias no país, bem como o perfil dos utilizadores associados.


Compra

No que à pesquisa para compra de imóveis diz respeito, o primeiro trimestre de 2023  foi o período em que se verificou uma maior procura, o que corresponde a 30% das pesquisas. No entanto, Janeiro destacou-se como o mês onde a procura foi maior (11%), sendo o distrito de Lisboa o mais procurado (28%), seguindo-se o do Porto (19%) e o de Setúbal (11%). Para além deste trimestre, Lisboa, Porto e Setúbal continuaram a liderar as pesquisas ao longo de todo o ano.

Contudo, para além do primeiro mês do ano, outros meses estiveram em destaque no que toca ao volume de pesquisas. Segundo Sylvia Bozzo, Marketing Manager do Imovirtual, "Ao contrário do sucedido nos anos anteriores, em 2023, notamos que Agosto foi um mês de elevada procura. Podemos, assim, estar a observar uma possível mudança de comportamento de quem procura casa, que se mostra atento às oportunidades mesmo em períodos de férias".



Ilustração de pikisuperstar em Freepik

Arrendamento

No que toca à pesquisa para arrendamento de imóveis, os dados do estudo revelam que, à semelhança do constatado para a procura na compra de casa, o primeiro trimestre foi o período com mais pesquisas (36 %). Janeiro volta a ser o mês em destaque (13% das pesquisas), mas desta vez seguido de Março (12%) e Fevereiro (11%), sendo que Lisboa foi o distrito mais procurado (24%), seguindo-se o Porto (11%).

De acordo ainda com Sylvia Bozzo, Marketing Manager do Imovirtual, "Apesar de Lisboa e Porto serem os distritos mais pesquisados para arrendar casa, não podemos deixar de considerar interessante e curioso o facto de que quase metade dos utilizadores (47%) não incluiu a região no filtro de pesquisa, o que não se verifica na procura para compra de imóveis. Ou seja, podemos interpretar que para arrendar os utilizadores estão a dar prioridade ao preço e outras características dos imóveis, independentemente da região".

Quando comparada a procura no que toca à compra e arrendamento de apartamentos e moradias, em 2023, os dados disponibilizados pelo Imovirtual indicam que houve mais utilizadores a pesquisar casa para comprar (63%) do que para arrendar (37%).


Perfil dos utilizadores

Relativamente ao perfil dos utilizadores que pretendem adquirir uma casa, independente da categoria (arrendamento ou compra), verificou-se que a procura foi realizada, sobretudo, por indivíduos localizados em Lisboa e no Porto, nas faixas etárias dos 25 aos 34 anos e dos 35 aos 43 anos, maioritariamente do sexo feminino (56%).