CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Noocity

Hortas urbanas dão pontos em certificações de sustentabilidade nos projectos imobiliários

27 de junho de 2023

O desenvolvimento sustentável dos edifícios é uma preocupação crescente dos promotores imobiliários, tanto nas construções novas como nas existentes. Com esta necessidade em mente, a startup portuguesa Noocity criou um programa específico de hortas urbanas para empreendimentos que abre um novo capítulo relativamente aos valores de sustentabilidade e bem-estar para actuais e futuros proprietários. Estas soluções aportam também vantagens claras para os profissionais do sector, já que lhes permitem ganhar pontos em certificações relativas ao “valor verde” dos edifícios e, como consequência, aumentar o valor de venda do metro quadrado. 

A Noocity solicitou à Sonae Sierra, em outubro de 2022, um estudo onde é avaliado o impacto do produto na certificação dos três principais sistemas que promovem uma construção mais sustentável: BREEAM, LEED e WELL. Estas certificações são atribuídas a construções novas e já existentes e analisam vários pontos (que variam de acordo com o sistema), tais como os materiais e recursos, energia, inovação, eficiência hídrica, utilização do solo e ecologia, poluição, entre outros. O estudo conclui que as soluções da Noocity têm um impacto positivo nos edifícios avaliados, tanto na fase de conceção e construção, como na fase de funcionamento. 
Uma mercearia bio na varanda
A Noocity surge da necessidade de trazer alguns dos benefícios da natureza para as cidades através de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Oferece aos habitantes urbanos a oportunidade de se reconectarem com a terra ao cultivarem os seus próprios alimentos. Desta forma, proporciona uma solução completa para enfrentar três grandes desafios da sociedade: uma maior conexão com a natureza, com os outros e consigo mesmo. 


Noocity


As hortas urbanas da Noocity são bastante fáceis de instalar e não impactam a estrutura do edifício, além de terem um custo reduzido e uma longa duração - as camas de cultivo têm uma garantia de cinco anos e uma durabilidade esperada de mais de dez anos. 

Para empresas, o programa Liga-te à Terra começa com a Garden Talk, onde o projeto é apresentado a toda a comunidade da empresa, e é criada a Garden Team com o objetivo de manter o envolvimento de todos os participantes. Segue-se a animação e manutenção garantida pelos Growers, a colheita e a manutenção e, por fim, a comunicação, quer interna ou externa à empresa. 

Mais de 100 programas Liga-te à Terra já foram implementados em empresas como a Microsoft, Accenture e Farfetch e contam com uma rede de cerca de 20 Growers que garantem a correta instalação e manutenção das camas nas empresas, além das animações. Estas são realizadas em conjunto com os participantes da horta, e são abordados temas relacionados com bem-estar, alimentação saudável, agricultura urbana, sustentabilidade, biodiversidade, entre outros. Ao nível de cliente final, a startup regista mais de 2000 hortas urbanas vendidas. 


Noocity


Para 2023, o CEO da Noocity, José Ruivo, destaca os planos de expansão: "Solidificar o negócio das hortas comunitárias corporativas em Portugal e França, e expandir para dois novos mercados - Espanha e Itália. Além disso, pretendemos validar uma nova proposta de valor junto dos promotores imobiliários com as hortas comunitárias do condomínio. Um exemplo do nosso trabalho neste sentido é o projeto com a Avenue".
Avenue com projecto pioneiro no Porto
Entre os projectos empresariais da Noocity, a Avenue é uma das empresas que apostou recentemente nesta solução. A parceria, que começou há um ano e meio, sendo que a primeira horta foi instalada em março, no 5º Porto, surge da vontade de melhorar a sustentabilidade dos prédios e o convívio entre residentes.
Aniceto Viegas, CEO da Avenue, comenta: “A instalação de uma horta urbana da Noocity no nosso projecto residencial 5º Porto vai possibilitar bons momentos de lazer aos moradores do condomínio e, em simultâneo, contribuir para a criação de um espaço verde com plantas e vegetais para consumo próprio. A implementação de hortas urbanas em projetos residenciais é uma tendência em crescimento e que queremos continuar a trazer para os projectos da Avenue, não só porque contribui para a sustentabilidade dos espaços, como também promove o convívio entre os moradores”.