CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM de Guimarães

Guimarães é finalista do Prémio Capital Verde da Europa

20 de julho de 2023

A Comissão Europeia anunciou hoje os finalistas dos Prémios Capital Verde da Europa e Folha Verde Europeia. Estes prémios reconhecem os esforços notáveis das cidades para melhorar o ambiente de vida dos seus cidadãos e para estimular novas atividades de transformação rumo a uma transição ecológica. Os três finalistas do Prémio Capital Verde da Europa para 2025 são as cidades de Graz (Áustria), Guimarães (Portugal) e Vílnius (Lituânia). O prémio Capital Verde recompensa os esforços a nível local para melhorar o ambiente e, por conseguinte, a economia e a qualidade de vida nas cidades com mais de 100 000 habitantes. 

O prémio é atribuído anualmente a uma cidade que incentiva uma vida urbana respeitadora do ambiente. Além disso, duas cidades foram pré-seleccionadas como finalistas para o prémio Folha Verde Europeia 2025, que reconhece os esforços em matéria de desenvolvimento sustentável das pequenas cidades (de 20 000 a 99 999 habitantes) — Treviso (Itália) e Viladecans (Espanha). Os finalistas hoje anunciados foram escolhidos com base em sete indicadores ambientais para os prémios Capital Verde e Folha Verde. 

Em Outubro, o júri analisará globalmente a visão e governação a nível ambiental das cidades finalistas, bem como sobre a estratégia de comunicação prevista em caso de vitória. As cidades vencedoras serão reveladas no dia 5 de Outubro de 2023 na cerimónia de anúncio dos prémios, em Taline. Mais informações no sítio Capital Verde da Europa.