CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Galp e Academia de Engenharia criam Prémio para distinguir a engenharia em Portugal

19 de dezembro de 2023

A Galp e a Academia de Engenharia criaram o "Prémio Carreira" para distinguir individualidades no domínio da Engenharia em Portugal.

Com um valor de 10.000 euros, o galardão será atribuído anualmente a personalidades de reconhecido mérito que tenham dado um contributo inequívoco para o prestígio e afirmação da Engenharia no país.

A assinatura do acordo entre a Galp e a Academia de Engenharia, que formalizou a criação do prémio, teve lugar na Ordem dos Engenheiros, contando com as presenças da Diretora de Inovação da Galp, Ana Casaca, do Presidente da Academia de Engenharia, Sebastião Feyo de Azevedo, e da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, fundadora da Academia de Engenharia.

"A engenharia desempenha um papel vital na busca de soluções de energia seguras e sustentáveis que contribuam igualmente para os desafios de competitividade do país e, por isso, na Galp estamos orgulhosos de nos associarmos à criação deste prémio", assinala Ana Casaca.

"Reconhecer contribuições de grande mérito prestadas ao País por personalidades ou instituições de excecional prestígio é um dos desígnios estatutários da Academia de Engenharia, na sua missão de projetar e promover a Engenharia como instrumento essencial para o desenvolvimento da nossa economia e do nosso bem-estar social. É com particular gosto que a Academia se associa à Galp, empresa incontornável para esse nosso desenvolvimento, nesta iniciativa de distinguir uma carreira exemplar que, estou certo, irá motivar outros, jovens e menos jovens, a fazerem sempre mais e melhor", afirma o Presidente da Academia de Engenharia, Sebastião Feyo de Azevedo.

A engenharia é uma disciplina decisiva para o desenvolvimento económico e social do país, assistindo-se à sua crescente preponderância na sociedade perante desafios de grande magnitude como a revolução tecnológica, as alterações climáticas ou a transição energética.

O júri do Prémio Carreira Galp-Academia de Engenharia é presidido por Sebastião Feyo de Azevedo e o vencedor da primeira edição será anunciado em Maio de 2024.