CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Andreia Merca

EMERGE – Mota-Engil Real Estate Developers aposta na reabilitação e transformação urbana

30 de outubro de 2023

A EMERGE - Mota-Engil Real Estate Developers, em parceria com a empresa municipal Ágora, está a promover iniciativas de arte urbana no âmbito do projecto de reconversão e exploração do antigo Matadouro Industrial do Porto.

Para aproximar a comunidade da arte urbana, e promover a integração social por meio da reabilitação e transformação urbana, a EMERGE organizou duas intervenções artísticas no antigo Matadouro Industrial do Porto, que passarão a estar disponíveis para toda a população.


A primeira intervenção resultou num workshop dirigido a alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco, organizado com o apoio da Anti-House, uma associação artística na qual diversos artistas colaboram com Luísa Mota, para o desenvolvimento de projectos relacionados com as personagens Crystal Beings, e que também contou com a colaboração da artista Wiola Stankiewicz. Cerca de 25 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário criaram diversos murais.


Foto Andreia Merca

A segunda intervenção mobilizou artistas nacionais e internacionais, como Filipa Fonseca, Bruno Miguel, Bruna Borges, Lía Sabela, Paula Rezende e Inês Arisca, para colaborarem no desenvolvimento de murais coletivos no antigo Matadouro Industrial do Porto. Desafiados a trabalhar com uma paleta de cores comum, que remete para o Oriente, os artistas transformaram os murais em espaços de inovação, disrupção e criatividade, imersivos e participativos, que geram dinâmicas positivas na sua envolvente.


Foto Andreia Merca

Com a promoção destas iniciativas que promovem a integração social por meio da reabilitação e transformação urbana, a EMERGE - Mota-Engil Real Estate Developers, reforça o seu compromisso com a excelência na reabilitação urbana, trabalhando em prol de um futuro socialmente responsável.