CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Corticeira Amorim

Corticeira Amorim promove construção sustentável em Londres

26 de fevereiro de 2024

A Corticeira Amorim organiza, em Londres, o debate que questiona "Como atingir performance e reduzir o carbono incorporado na construção?" com especialistas internacionais do sector da construção e arquitectura.

O evento decorre no próximo dia 27 de Fevereiro, das 15h às 18h, no Building Center. Escolhido por ser um espaço de referência no centro da capital britânica, que exibe o melhor da construção e materiais, juntamente com o trabalho de arquitectos e designers de renome, para informar e inspirar a conversas sobre questões, desafios e casos sucessos na indústria da construção.

Empresas e estúdios de arquitectura, engenharia e construção, assim como os interessados por esta área estão convidados a participar nesta discussão, que proporcionará o conhecimento da cortiça enquanto material natural e das credenciais técnicas e de sustentabilidade das diversas soluções com cortiça desenvolvidas pela Corticeira Amorim. Consciente de que a sustentabilidade tem de ser uma prioridade no dinâmico panorama atual da construção, o evento é promovido para informar e sensibilizar para a urgência de mitigar as emissões de carbono associadas aos materiais e produtos utilizados na construção, que se manifestam em várias fases ao longo do ciclo de vida de um edifício.

Para Cristina Rios de Amorim, Administradora da Corticeira Amorim, "este evento é mais uma demonstração do nosso contributo para a mitigação das alterações climáticas, através da apresentação de produtos de elevado desempenho técnico, que contribuem para a descarbonização do setor da construção, agregando valor a toda a cadeia. Os desafios ambientais emergentes reforçam a importância de acelerarmos, enquanto sector, o caminho para uma transição rumo à construção sustentável e, no caso específico da Corticeira Amorim, apresentamos, desta feita em Londres, soluções inovadoras em cortiça, aplicáveis em todas as áreas da construção e reabilitação, que garantem desempenho técnico duradouro, contribuindo para o atingimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável".

Durante o evento, serão partilhadas com os participantes perspectivas práticas sobre como reduzir a pegada de carbono na construção, assim como os apports e vantagens da utilização de materiais em cortiça, nas diversas fases do ciclo de vida de um edifício. Ao longo das várias sessões do evento, vários especialistas do sector irão dar a conhecer soluções inovadoras e de elevada performance, que providenciam vantagens no plano da qualidade dos edifícios, do ar interior e do conforto, além de contribuir igualmente para a economia de recursos, tanto durante o processo construtivo, como ao longo de toda a vida útil das construções.

Esta é mais uma iniciativa da Corticeira Amorim que, em Outubro de 2023, se associou à exposição "Generation Proxima: Emerging Environmental Practices in Portuguese Architecture", no Center for Architecture em Nova Iorque, uma montra de destaque para a arquitectura portuguesa, promovida pela secção nova-iorquina do American Institute of Architects (AIA) e em exibição até 23 de Março de 2024.