CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Cascais

Cascais vai debater a sustentabilidade no turismo

12 de setembro de 2023

"Empowering European Tour Operators for Sustainable Futures" é o tema do evento que vai ter lugar esta semana em Cascais, nos dias 13 e 14 de Setembro, reunindo especialistas de vários temas da sustentabilidade e agências de viagens e operadores turísticos europeus.

"Reduzir e gerir a pegada de carbono", "reduzir o plástico descartável no seu negócio, na sua cadeia de abastecimento e nos tours", a "criação de excursões sustentáveis", o "envolvimento da cadeia de fornecedores na sustentabilidade"  e o "marketing e comunicação de sustentabilidade", são os temas a abordar em cinco sessões, que contam com a participação, além de especialistas, dos testemunhos e boas práticas de agências e operadores de vários países.

De Portugal, participam nestas sessões Catarina Cymbron, da Agência Melo (envolvimento cadeia de fornecedores), Eduardo Caetano, da Portimar (excursões sustentáveis) e Nádia Matos, da Cosmos, no marketing de sustentabilidade.

Naut Kusters (Travelife), Dominique Van Straaten (Rippples), Ally Dragozet (Sea Going Green), Jo Hendrickx (Travel Without Plastic), Emilie Hagedoorn (Green Heart Tourism) e Anne de Jong (Good Tourism Institute) são os especialistas que terão a seu cargo as diferentes sessões.

Após estas apresentações, uma sessão de perguntas e respostas e discussão proporcionará aos participantes (incluindo os participantes on-line) a oportunidade de interagir com os oradores e especialistas em sustentabilidade, obtendo insights mais profundos sobre as cinco áreas temáticas.

O evento constitui também o encerramento do projeto SUSTOUR, cofinanciado pelo programa COSME da EU, e celebra o facto de mais de 600 agências de viagens e operadores turísticos de 35 países europeus terem iniciado o caminho da sustentabilidade, muitas das quais tendo logrado atingir os níveis Partner e Certified do processo de certificação da Travelife.

A realização do evento em Cascais resulta de uma iniciativa da APAVT-Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, membro do consórcio SUSTOUR, com o apoio da ATC-Associação de Turismo de Cascais.