CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

MASSLAB TRAIN FACTORY COMPETITION_A ROOF FOR HELSINKI BARBAR IMAGE Facades

Atelier português MASSLAB vence 1º prémio em Helsínquia

16 de fevereiro de 2023

O português MASSLAB + AFRY Ark Studio venceram o Train Factory Mixed-Use Competition, um concurso internacional com duas fases de selecção, que teve como principal objectivo criar um novo marco para a capital finlandesa, anexa a um conjunto de oficinas em Pasila.

A proposta foi seleccionada entre cinco consórcios de arquitectura reconhecidos mundialmente. O concurso foi organizado pelo The Train Factory Group e pela Câmara Municipal de Helsínquia, sendo escolhida a proposta "A ROOF FOR HELSINKI" para o antigo edifício do comboio eléctrico que será transformado num edifício de 45.000 m2 de escritórios, comércio e um hotel, reimaginado como parte do núcleo social, comercial e cultural do património histórico.


MASSLAB TRAIN FACTORY COMPETITION A ROOF FOR HELSINKI BARBAR IMAGE Corridor

O programa surge como incentivo para renovar a área através de uma remodelação urbana abrangente, onde o edifício anexo à oficina dos anos 70 se tornaria parte integrante da vida quotidiana dos habitantes da área. A proposta vencedora procura esta pertença através do desenho a partir das necessidades da população, não se impondo apenas como um edifício, mas sim como um sistema de usos, ações e hábitos. Todo o programa comercial está organizado em torno de um tecto orgânico abobadado que o convida a entrar no edifício e percorrê-lo. Em cima da plataforma verde criada é possível ter vistas sobre Helsínquia e disfrutar de uma pequena floresta no centro da cidade.

Todo o processo foi permeado pela noção de que só através do diálogo, as estratégias e soluções finais são alcançadas. Durante o desenvolvimento da proposta, o envolvimento do promotor, das autoridades públicas e sobretudo das pessoas que habitam em redor do local foram um recurso constante e de valor inestimável.


MASSLAB TRAIN FACTORY COMPETITION A ROOF FOR HELSINKI BARBAR IMAGE Entrance


Através da colaboração de todas as partes, conseguiu-se a coesão da proposta. Com esta ação, o promotor (The Train Factory Group) e a Câmara Municipal de Helsínquia permitiram à equipa vencedora apoiar-se na sua experiência multidisciplinar, onde a partir de um vasto conjunto de ideias, antecedentes e práticas chegaram à solução ideal. Isto aliado à vontade de envolver o público num empreendimento privado criou uma solução fiel às necessidades dos tempos, sinal claro de que quando se dá espaço, a opinião pública torna-se o catalisador para a melhoria imediata do bem-estar de todos. A MASSLAB foi capaz de dar uma resposta abrangente, que foi muito além das premissas do concurso.

A morfologia não convencional permitiu o desenho de um edifício rentável, adequado a necessidades em constante mudança, para materializar uma proposta aparentemente impossível. A madeira ao nível do solo, parte do ethos finlandês, convida a uma vivência dinâmica de vida urbana. O tijolo é um diálogo contínuo com o edificado envolvente. Quanto ao topo em vidro, este dissolve o edifício na paisagem de Helsínquia. A combinação dos materiais da proposta torna-se simultaneamente evidente e irreverente. Uma área bastante fechada pode, na verdade, tornar-se um novo núcleo para a renovação e reinvenção de uma malha urbana consolidada.


MASSLAB TRAIN FACTORY COMPETITION_A ROOF FOR HELSINKI BARBAR IMAGE Groundfloor


Ao repensar a paisagem urbana como um todo, aludimos um caminho a seguir, na tentativa de reinventar as normas sociais e a vida quotidiana.

Com base em parcerias anteriores bem-sucedidas entre os escritórios de arquitetura, a equipa liderada pela MASSLAB assegurou a experiência criativa, lado-a-lado com os conhecimentos locais e técnicos necessários da AFRY Ark Studio, numa combinação capaz de proporcionar uma abordagem contemporânea e fresca ao projecto. Entre os concorrentes do concurso estavam outros gabinetes de arquitectura de referência a nível mundial: Cobe + Schauman & Nordgren Architects, Architects Lahdelma & Mahlamäki; Architects Rudanko + Kankkunen, e Tommila Architects & Kaleidoscope Architectural & Urban Design.

Reorganizar a área como um novo núcleo financeiro e cultural, permite construir e valorizar o património da área, que alberga edifícios históricos relevantes e espaços públicos de elevado interesse urbano. A partir de uma estratégia de projeto baseada numa mistura única entre tradição e soluções vanguardistas, o objetivo é dar um exemplo que seja capaz de contribuir para as ambições de sustentabilidade do município e que beneficie todos na cidade.