CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

“Sósia” de Dom Sebastião regressa à estação do Rossio em Lisboa

22 de julho de 2021

Uma réplica da estátua de Dom Sebastião, derrubada por um turista em 2016, foi ontem colocada no local da anterior, na fachada da estação do Rossio, em Lisboa, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

A réplica da estátua colocada no nicho da fachada da Estação Ferroviária do Rossio foi uma produção adjudicada pela IP ao escultor e restaurador Pedro Lino, da firma Pigmento Efémero – Artes e Restauro.

A opção por colocar uma réplica na fachada “deve-se ao facto de a escultura original estar vulnerável, por ter perdido propriedades físicas e químicas devido à qualidade da pedra e à idade da mesma”, salientou a empresa pública.

A réplica foi executada em calcário branco semirijo por Pedro Lino, que estudou Cantaria Ornamental na Escola de Artes e Ofícios da Batalha, fez uma especialização em Conservação e Restauro em Lisboa e colabora com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A produção da réplica demorou cerca de quatro meses a partir de moldes e contramolde do modelo original.

A estátua original, da autoria do escultor francês Gabriel Farail (1838-1892), decorava a fachada neogótica do edifício da estação de comboios do Rossio, projectado por José Luís Monteiro e inaugurado em 11 de Junho de 1890.

Em Maio de 2016, a estátua foi derrubada e desfeita em 90 fragmentos quando um turista tentou tirar uma ‘selfie’ com a figura do rei português.

Os fragmentos foram recolhidos na totalidade e a estátua original “foi restaurada peça a peça, num trabalho moroso e de elevado grau de complexidade”, pela conservadora Bruna Pereira de Oliveira, da empresa Água de Cal, tendo sido concluído em Agosto de 2020.

A estátua original está guardada no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, em Lisboa, e irá ser colocada no átrio inferior da estação, num local visível, mas protegida por uma estrutura de vidro, cujo projeto aguarda a apreciação da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), revelou a IP.

Lusa/DI