CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Mariana Morgado Pedroso - Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido

Architect Your Home Portugal comprou casa-mãe no Reino Unido e quer expandir ao resto da Europa

19 de junho de 2023

O Architect Your Home Portugal (AYH), tal como o DI noticiou, comprou o Architect Your Home UK, a casa-mãe, ficando detentor da marca e com duas operações a decorrer, Portugal e Reino Unido. Os seus planos passam agora por levar a empresa no Reino Unido a novos patamares e a expansão do conceito para o resto da Europa. O AYH no Reino Unido tem uma longa história de sucesso, tendo já desenvolvido mais de 7.000 projectos ao longo de 20 anos e mais de 30M£ de facturação (cerca de 35,2 M€). Neste momento tem 16 gabinetes associados na grande Londres e Edimburgo.

A empresa e conceito foram fundados por Hugo e Jude Tugman em 2003. Em 2012 aceitaram o desafio de uma jovem arquitecta portuguesa que acreditava na marca e na metodologia e que queria levar o conceito para Portugal. Em 2023, e após 10 anos de implementação da marca em Portugal, a delegação portuguesa adquiriu a sede com planos de consolidação no Reino Unido e expansão global da marca.


Um largo trabalho no Reino Unido


“Estou muito orgulhosa com este passo, é sem dúvida um sentimento de realização o facto de termos de uma empresa portuguesa a comprar a casa-mãe inglesa. Há uma grande responsabilidade associada, uma vez que o AYH UK tem muitos projectos a decorrer, mas será um desafio interessante a adaptação a novos mercados – planeamos avançar para outros países na Europa, trazendo assim a nossa forma de fazer arquitectura a um público maior.” Refere Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido.

O Architect Your Home nasce em Portugal em 2012, com uma licença obtida da casa mãe em Londres, trazendo para o nosso país um modelo inovador de serviços de arquitectura. Nesta primeira década foi criada uma carteira de clientes fiéis, com mais de 600 projectos desenvolvidos. Durante os últimos dois anos a empresa manteve a sua facturação regular, com quebra no primeiro quadrimestre de 2020 e recuperação ao longo de 2021 e 2022, atingindo em 2022 os mesmos ratios de facturação de 2019, tendo finalmente uma recuperação completa face aos últimos 2 anos. À data de hoje a empresa facturou 7 milhões de euros - afirma a responsável pelo Architect Your Home .

Em 2022, a empresa adjudicou 110 projectos novos, tendo hoje em dia em carteira cerca 200 projectos ativos. Os clientes são de origem portuguesa e estrangeira (predominantes), com uma boa quota de projectos na área do investimento (edifícios para promotores imobiliários) residencial, e vários executados também na área dos serviços - escritórios e restaurantes.

A equipa de arquitectos do AYH mantém-se com 12 gabinetes associados, tendo aumentado a equipa total para 30 pessoas e aberto uma nova sede da empresa em Paço de Arcos (empresa sediada no Oeiras Valley desde a sua fundação).