CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

 

 

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

20 de junho de 2018

O Ombria Resort está a instalar um inovador sistema de geotermia, trata-se de um projecto único e inovador no âmbito da utilização de bombas de calor geotérmico em Portugal. 

Este sistema irá responder às necessidades de aquecimento e arrefecimento interior, à produção de águas quentes sanitárias e ao aquecimento da água das piscinas do complexo hoteleiro — que inclui o hotel Viceroy at Ombria Resort, 65 apartamentos turísticos para venda (Viceroy Residences), restaurantes, centro de conferências, o Clubhouse do campo de golfe, Spa, entre outras infraestruturas.  

A Synege ficou com a responsabilidade deste sistema que é sustentável e utiliza a energia renovável existente sob a forma de calor no subsolo terrestre.  Permutadores de calor instalados no subsolo irão permitir a transferência de calor para bombas de calor geotérmicas. Este equipamento é reversível podendo ser utilizado para arrefecimento ou aquecimento de ambientes interiores, bem como para a produção de águas quentes sanitárias ou o aquecimento de piscinas. O sistema geotérmico funcionará em modelo de aquecimento no inverno e de arrefecimento no Verão existindo um razoável equilíbrio térmico ao nível global do empreendimento e do subsolo.

Em comunicado o Ombria Resort esclarece que apesar de pouco implementada em Portugal, a geotermia de baixa profundidade apresenta provas dadas em diversos países no norte da Europa e nos EUA, entre outros. Uma das principais vantagens deste sistema é a promoção do desenvolvimento sustentável da utilização energética. Para além disso, este sistema contribui para uma redução significativa das emissões de CO₂, uma vez que se trata de um sistema com grande contributo renovável, com limitado recurso a combustíveis fósseis e sem emissão de gases ou fumos para a atmosfera.

Carla Lourenço, Directora de Serviços da Direção Geral de Energia e Geologia, explica que “o projeto do Ombria Resort constituiu um laboratório de aprendizagem quer na vertente da instalação do sistema em si, dadas as suas dimensões e soluções preconizadas, quer no desenvolvimento dos procedimentos para o seu licenciamento, que ajudou nos trabalhos conducentes à criação de um quadro normativo coerente e adaptado a esta nova realidade. O contínuo acompanhamento da sua exploração poderá, no futuro, vir a esclarecer dúvidas que ainda podem subsistir, permitindo dessa forma uma maior adequação do quadro normativo que se vier a estabelecer e, como tal, resultar num enquadramento ainda mais amigável ao desenvolvimento da utilização desta tecnologia”.

“É reconhecida a perseverança e resiliência dos promotores deste projeto, que face a vários obstáculos que certamente apareceram no caminho, nunca desistiram do projecto do Ombria Resort, que servirá como exemplo à instalação de novos projectos de geotermia superficial de grande envergadura”, salienta ainda a responsável.

Pedro Madureira, responsável pela equipa técnica da Synege, acrescenta que "as bombas de calor geotérmicas apresentam uma eficiência particularmente elevada devido à temperatura praticamente constante da fonte de calor (o subsolo), permitindo que os equipamentos sejam utilizados quase sempre em ótimas condições e com coeficientes de performance muito bons. Para além disso, sendo uma energia renovável com eficiência energética comprovada, as bombas de calor geotérmicas permitem a redução das emissões de gases com efeito de estufa, permitindo um consumo mais sustentável”.

Julio Delgado, Director Geral do Ombria Resort, recorda que desde o início do projecto "que definimos como prioridade adoptar boas práticas para a promoção de uma eficiência energética de excelência, com respeito pelo ambiente e antecipando a necessidade de todos os edifícios do empreendimento se tornarem Nearly Zero Energy Building, através do aproveitamento de energia renovável com um mínimo impacto ambiental. O Ombria Resort pretende ser pioneiro de uma nova geração de Resorts em que o ambiente é um eixo estratégico no seu ADN.  Todo o nosso projeto foi estruturado tendo como intuito ser uma referência enquanto resort Eco-friendly, na Europa, e este é um passo fundamental nesse sentido”.

Ainda em comunicado o Ombria assegura que este é um sistema completamente seguro, uma vez que serão utilizados circuitos fechados, em que circula fluido inócuo do ponto de vista ambiental, não existindo qualquer contacto com o subsolo. O respeito pelo meio ambiente estende-se também ao material utilizado no enchimento do furo, que é um material inerte, ao material do permutador de calor que é extremamente resistente e, mesmo no processo de perfuração, serão utilizadas sondas que, enquanto perfuram, revestem o furo evitando a migração de diferentes camadas do subsolo.

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Resorts-regressam-em-forca-ao-mercado-portugues

http://www.diarioimobiliario.pt/Turismo/Algarve-Ombria-Resort-apresenta-primeiras-imagens-do-projecto

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Ficamos-muito-decepcionados-com-a-lentidao-da-burocracia