CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Actualidade
O tão aguardado projecto do Quarteirão do Rossio vai finalmente avançar

O tão aguardado projecto do Quarteirão do Rossio vai finalmente avançar

7 de julho de 2020

O Diário Imobiliário revela em exclusivo o projecto ‘Rossio Pombalino’ que irá reabilitar o quarteirão de uma das praças mais nobres de Lisboa. Um projecto destinado a ocupação de espaços comerciais, incluindo uma grande loja âncora de vestuário.

Um ocupação do ‘Rossio Pombalino’, assim desginado a partir de agora, destina-se a atrair movimento e vida e acompanhar a revitalização do coração do Rossio e do centro da capital. Como preservação da memória histórica colectiva da cidade, será mantida no local como parte integrante do ‘Rossio Pombalino’ a loja histórica de chás e cafés ‘Pérola do Rossio’ e recordada a antiga ‘Pastelaria Suíça’, através da criação de um mural de azulejos pintados à mão recriando uma esplanada na década de 70.

De acordo com Patrícia Rodrigues, responsável pela promoção do projecto, "o nosso intuito é o de reabilitar, respeitar e preservar a memória dos espaços mais icónicos e identitários do edifício e com rigor tanto arquitectónico, quanto jurídico, assumindo uma intervenção contida e fiel à memória dos elementos originais, mantendo aqueles em que é reconhecível valor arquitectónico e patrimonial".

A responsável garante que com esta intervenção, "será possível trazer este quarteirão de novo à vida, dinamizando-o através de espaços comerciais inseridos no lugar mais central possível da cidade e após uma minuciosa reabilitação".

O trabalho está a ser desenvolvido pelo gabinete Contacto Atlântico liderado por Andre Caiado, em parceria com uma equipa de historiadores, arqueólogos e engenheiros, garantindo assim a reabilitação, o respeito e a preservação dos espaços mais icónicos e identitários dos edifícios que integram o quarteirão, em contínuo diálogo com a Direção Geral do Património e a Câmara de Lisboa.

Reabilitado de acordo com o ‘Cartulário Pombalino’

Este projecto, que se insere no movimento de reabilitação do edificado histórico que a cidade de Lisboa tem vindo a promover e incentivar, irá finalmente possibilitar que o quarteirão entre as praças do Rossio e da Figueira seja reabilitado e devolvido à sua configuração original e à cidade, de acordo com o ‘Cartulário Pombalino’. É essa a designação da documentação produzida pelo "Gabinete Técnico" da Casa do Risco das Reais Obras Públicas de Lisboa, no âmbito do Programa de Recuperação Urbanística pós-terramoto e que determinava a obrigatoriedade de edificar conforme o estipulado e estabelecia as obrigações e os direitos dos construtores.

Segundo o promotor, até aqui, o quarteirão apresentava um elevado estado de degradação, circunstâncias incompatíveis com a dignidade e a nobreza do lugar e a centralidade histórica e simbólica que ocupa na cidade. "O projecto arquitectónico visa respeitar a história da praça e o espírito do lugar mantendo e recuperando com rigor a linguagem e imagem do quarteirão", conclui.

PUB
TURISMO
Joya Del Casco: O botique Guesthouse que está a fazer sucesso em Sevilha e fala português
12 de agosto de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Rendas baixam em 25% dos imóveis que surgem para arrendamento
27 de julho de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
França estima impacto no turismo em cerca de 40.000 milhões de euros
10 de agosto de 2020
PUB