CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

AM|48 investe 150 milhões de euros em Aveiro

29 de setembro de 2023

Com um investimento de cerca de 150 milhões de euros, o Foz de Prata, é o novo projecto residencial da promotora imobiliária AM|48 que está a expandir também para o Centro de Portugal.

O projecto localizado junto ao Canal de São Roque, vem trazer uma nova vida à cidade de Aveiro, em cada um dos 11 lotes do empreendimento, distribuídos por uma área de construção de 80 000 m2. Localizado na entrada de Aveiro, o Foz de Prata pretende fomentar e ser um eixo para o desenvolvimento económico da região de Aveiro. Através da sua componente residencial, hoteleira, turística, comercial e de lazer, em perfeita harmonia com a natureza envolvente, nomeadamente a Ria e o Vale do Vouga, elementos identificadores da região onde está inserido. O projecto permitirá dinamizar a cidade com a criação de cais de embarque, uma ponte que ligará o Foz de Prata ao outro lado do canal e o prolongamento do canal de São Roque, procurando uma integração e respeito pela paisagem natural com o meio urbano.


Foz de Prata

Segundo José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, “o investimento Foz de Prata vem dar uma vida nova a uma zona degradada e abandonada da cidade de Aveiro, que agora vai ganhar a possibilidade de facultar a todos o acesso à privilegiada paisagem do salgado sul Aveirense, da fantástica Ria de Aveiro. O caminho de qualidade e responsabilidade que percorremos até aqui, AM48 e Câmara Municipal de Aveiro, garante que as próximas etapas concretizarão no terreno à excelência das ideias e dos projetos. Bem-vindos a Aveiro”.

De acordo com Alejandro Martins, CEO da AM|48, “o Foz de Prata servirá uma região de mais de 1 milhão de habitantes, terá as obras de urbanização totalmente concluídas até Novembro de 2024, e a edificação de toda a construção dentro de cinco a sete anos. Destacar-se-á pela elevada qualidade de construção dos edifícios, dos espaços exteriores, pela aposta na sustentabilidade e pela promoção de um estilo de vida saudável, em linha com os valores da contemporaneidade e em estreita ligação com a Ria”, destaca o responsável.


Foz de Prata

Foz de Prata como um ecossistema, através da forte aposta na sustentabilidade

O empreendimento da promotora AM|48 é um projecto pioneiro em Portugal no que diz respeito à sustentabilidade, sendo um dos primeiros com a certificação LEED-ND (Leadership in Energy and Environmental Design– Neighborhood Development). O sistema de classificação leva em consideração o impacto ambiental das estruturas durante todo o seu ciclo de vida, desde o projeto e construção até à operação e manutenção, e foi projetado para inspirar e ajudar a criar bairros melhores, mais sustentáveis e bem conectados.

A adopção do conceito de carbono zero, através da não circulação automóvel à superfície ou a armazenagem e aproveitamento de água proveniente das chuvas para a rega e limpeza dos espaços públicos, são apenas dois dos vários aspetos que estão complementados nesta proposta. Os edifícios possuem ainda painéis solares térmicos fotovoltaicos e coberturas verdes, obedecendo assim aos mais recentes parâmetros de sustentabilidade. O projeto prevê também a construção de ciclovias, postos para carregamento automóvel e postos de carregamento de bicicletas.


AM|48 investe na região do centro norte

O projecto é constituído por apartamentos de tipologias entre o T1 e o T5, por uma unidade hoteleira com cerca de 155 apartamentos turísticos e quartos - num total de 310 camas, uma superfície comercial de média dimensão, comércio, serviços, e amplas áreas exteriores de recreio e lazer, que ocupam uma área de construção de mais de 80.000 m2, distribuídos por 11 lotes. Com um investimento de cerca de 150 milhões de Euros, o Foz de Prata visa promover o desenvolvimento urbanístico e económico da região, cuja construção tem data de conclusão prevista para 2030.

Os lotes possuem elementos gráficos associados a um ecossistema identificador do Foz de Prata. Este ecossistema, vem-se inspirar na riqueza de espécies lagunares e terrestes que coabitam junto ao Foz de Prata. Os lotes 1 ao 5 (Ethula, Ceramium, Ruppia, Lagum e Plantium, respectivamente) serão exclusivamente residenciais. O lote 6 (Foz de Prata) será um estabelecimento hoteleiro, cuja área bruta de construção será de 11 645 m2 acima do solo. O lote 7 (Haffe) será dedicado a áreas de comércio e serviços, cuja área de construção será de 1870 m2 acima do solo. Os lotes 8 e 9 (Osmo e Laria, respectivamente) terão valências mistas - habitação e comércio. Os lotes 11 e 12 (Aqualis e Aqualinea, respetivamente) integram habitação e áreas dedicadas para comércio e serviços.


Implementado num local onde há mais de 20 anos existiam construções inacabadas e abandonadas (que se encontram atualmente demolidas, com o terreno limpo e desmatado), o projecto visa promover o desenvolvimento urbanístico e económico da região em que se insere, através da requalificação e valorização urbanística e integração na cidade, com o romântico e navegável Canal de São Roque como elemento aglutinador.