CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

viagens

A Biometria promete reduzir os tempos de espera nos aeroportos

27 de julho de 2023

De acordo com a Inquérito Global de Passageiros 2022 da IATA (GPS ou Global Passenger Survey em inglês), a biometria emergiu como um grande avanço na indústria de viagens, oferecendo uma solução promissora para o problema recorrente das longas filas nos aeroportos.

Com impressionantes 88% dos passageiros que utilizaram este serviço expressaram satisfação com o processo biométrico em geral, esta tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como viajamos.

A pesquisa também revela que 75% dos passageiros estão dispostos a utilizar tecnologias que empregam a biometria como alternativa aos passaportes ou cartões de embarque convencionais. Esta crescente preferência pela identificação biométrica é impulsionada pelo desejo de poupar tempo e evitar o incómodo de fazer fila. Na verdade, 33% dos passageiros prefeririam completar os trâmites de imigração antes de chegar ao aeroporto, enquanto 44% desejariam agilizar o processo de check-in.

É imaginável que surjam situações em que um simples documento de identificação é apresentado num terminal e o sistema verifica automaticamente todos os dados. As informações necessárias são disponibilizadas ao pessoal de segurança e a viagem pode prosseguir. Isso acelera significativamente o processo e também pode ser aplicado em outras áreas, como ao levantar um carro de aluguer ou uma chave para uma casa de férias.

A Signicat, um fornecedor em identidade digital, revela na sua experiência de vários anos no campo que permite optimizar processos como a verificação e autenticação de identidade, resulta em serviços mais rápidos, mais fluidos e mais seguros, tanto para os viajantes como para os próprios aeroportos.

Outro avanço notável na tecnologia biométrica é a identificação por vídeo. Tradicionalmente, a verificação de passaportes era realizada manualmente por pessoal de segurança ou agentes de imigração nos aeroportos, que verificavam a autenticidade do documento. A biometria melhora este processo, tornando-o mais seguro e eficiente. A tecnologia verifica com precisão a autenticidade de um passaporte, deteta manipulações ou falsificações e reduz significativamente o tempo de processamento sem comprometer a segurança.

 As maiores preocupações são a perda de dados

Apesar de todos os benefícios, os passageiros têm preocupações legítimas em relação ao uso de dados biométricos. De acordo com a pesquisa, as maiores preocupações são a perda de dados devido a violações de segurança, quem tem acesso aos dados e receios gerais sobre o tratamento e armazenamento de informações pessoais. As exigências de medidas continuamente melhoradas para proteger os dados e o seu acesso são uma resposta directa dos passageiros.

O receio em relação à segurança dos dados e informações não é exclusivo da indústria de viagens, mas é uma preocupação comum entre os consumidores. O relatório anual da Signicat "Battle to Onboard" revelou que 92% dos entrevistados estão preocupados com a quantidade de dados que fornecem ao seu banco ao preencher um pedido.

É crucial continuar a educar os utilizadores sobre o funcionamento destas novas tecnologias e a sua importância, tanto através da legislação local em cada país como a nível mundial. Na Europa, por exemplo, a proteção de informações pessoais e a privacidade de dados sempre serão uma prioridade elevada, independentemente da indústria.

Com a crescente aceitação da tecnologia biométrica, os aeroportos têm a oportunidade de melhorar toda a experiência de viagem, conduzindo a um maior conforto e segurança. Com empresas como a Signicat e outros líderes do setor impulsionando inovações nesta área, é possível que os tempos de filas intermináveis e os processos frustrantes de verificação de identidade se tornem em breve coisa do passado.