CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

5 Tendências de Decoração em Residências de Luxo para 2024

21 de março de 2024

A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal, um dos players do mercado imobiliário de luxo em Portugal, apresenta as principais tendências de decoração que estão a moldar o panorama da decoração em casas de luxo para 2024. “A fusão entre a elegância clássica e inovações modernas, será a grande tendência para as residências de luxo” - refere a consultora.

Numa altura em que o mercado imobiliário em Portugal está a adaptar-se a um novo panorama, os desafios são evidentes, mas as oportunidades de inovação, sustentabilidade e digitalização apontam para um futuro promissor e dinâmico no sector, principalmente no segmento de luxo onde as novas tendências de decoração podem dar asas à imaginação.

Quais são, afinal, essas novas tendências...




1. Sustentabilidade e Luxo

A sustentabilidade tornou-se um imperativo global, e este compromisso eco-friendly também alcançou o sector de decoração de casas de luxo. Em 2024, materiais sustentáveis, como madeira certificada e tecidos orgânicos, estão a ser cada vez mais incorporados em projectos de interiores luxuosos. Além disso, o design consciente em termos de energia e recursos está a tornar-se uma característica distintiva das residências de elite.


2. Tecnologia Integrada

A automação residencial atingiu novos patamares em casas de luxo, oferecendo não apenas conveniência, mas também um toque futurista aos ambientes. Sistemas de controlo inteligente, iluminação personalizada e automação de segurança são apenas algumas das tecnologias avançadas que estão a tornar-se parte integrante da experiência de viver numa casa de luxo em 2024.



3. Minimalismo Elegante

A simplicidade sofisticada do minimalismo continua a ser uma tendência dominante em 2024. Cores neutras, linhas limpas e espaços desobstruídos definem a estética minimalista em casas de luxo. A ideia é criar ambientes que transmitam uma sensação de calma e requinte, evitando a ostentação.


4. Fusão de Estilos

A combinação de estilos diferentes para criar um design único está em alta. Em 2024, a fusão de elementos clássicos e contemporâneos, orientais e ocidentais, tradicionais e modernos é tendência. Esta abordagem eclética adiciona uma camada de interesse visual, contando a história e os gostos dos moradores de maneira singular.



5. Arte como Foco Central

A arte nunca perde a sua relevância na decoração de casas de luxo, mas em 2024, observa-se uma ênfase ainda maior na incorporação de peças de arte impressionantes como peças centrais. Seja uma escultura contemporânea, uma pintura abstrata ou uma obra-prima clássica, a arte é usada para expressar a personalidade e o gosto distintivos dos proprietários.

Considerada uma das redes imobiliárias mais conceituadas, seletivas e de maior crescimento em todo o mundo, com cerca de 50.000 corretores distribuídos por mais de 1.400 escritórios, a Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic está presente em Portugal desde 2021.