CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

44 empresas portuguesas estão em Madrid para promover os produtos “Made in Portugal”

8 de fevereiro de 2024

Até 10 de Fevereiro, a Intergift que decorre na capital espanhola promete descortinar as mais recentes novidades em design para a temporada Primavera/Verão. O contingente português supera o número de empresas inscritas em 2023, sendo que Espanha é o segundo maior comprador mundial da Fileira Casa Portuguesa

Além do design inovador, a feira destaca-se como um ponto de encontro crucial para profissionais do mobiliário, decoração e brindes, reunindo promotores imobiliários, arquitectos, gestores hoteleiros, estudantes e representantes do canal HORECA - a última edição do evento bianual, coincidente com a Bisutex, Madridjoya e MOMAD, reuniu mais de 31 mil visitantes que puderam conhecer 1500 expositores de 21 países.

A participação de 44 empresas portuguesas neste evento conta com o apoio da APIMA -  Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins na promoção e representação das marcas.

O investimento das empresas nacionais é claro num momento em que Espanha se destaca no pódio dos maiores compradores das diversas indústrias deste ramo, que incluem o mobiliário, a colchoaria, os têxteis-lar, a cutelaria, a cerâmica, a iluminação e a tapeçaria. Entre janeiro e novembro de 2023, as marcas nacionais exportaram para este país produtos avaliados em mais de 500 milhões de euros e continuam a bater recordes a nível global.

O Presidente da APIMA, Joaquim Carneiro, sublinha a importância estratégica desta acção: “Quando falamos de Espanha, falamos do segundo maior mercado a nível mundial para as empresas da Fileira Casa Portuguesa. A relação das nossas indústrias com o país-vizinho é umbilical, seja a nível comercial ou institucional, e a destacada presença de 44 marcas nacionais demonstra exatamente o compromisso em investir neste mercado. Juntos, vamos continuar a traçar este caminho para consolidar a posição de Portugal como uma das grandes referências do design a nível global”.

Com um histórico de 83 edições de sucesso, o certame é organizado pela IFEMA MADRID e apresenta-se como a maior feira de Espanha e Portugal para a promoção de novos produtos, designs, tendências e conceitos inovadores de marcas e retalho. Num forte início de 2024 que já viu Portugal deslumbrar na icónica feira parisiense Maison&Objet, são agora mais de 40 as empresas nacionais prontas para revelar o misticismo e espetacularidade que envolvem o design português na Intergift.