CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

3.º edição do Prémio de Arquitectura do Algarve distingue qualidade

4 de março de 2024

O Prémio de Arquitectura do Algarve, instituído pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos, e que tem como objectivo distinguir e promover a qualidade arquitectónica na região, chegou ao termo da sua 3.ª edição.

Foram elegíveis nesta edição todas as obras concluídas entre o dia 1 de Janeiro de 2019 e 31 de Dezembro de 2023 (5 anos), com licença de utilização emitida, ou, no caso de obras públicas, com documento comprovativo da respectiva receção provisória.

As obras a concurso deveriam enquadrar-se dentro de uma das categorias que constituem o prémio: Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar; Habitação Colectiva; Equipamento, Serviços e Indústria; Património e Reabilitação e Arquitetura e Paisagem.


Casa Don'Ana do atelier PAr Plataforma de Arquitectura


Casa 1923 - do atelier Par Plataforma de Arquitectura


Dois dos primeiros prémios foram para obras realizadas no concelho de Faro, nomeadamente a “Requalificação da Mata do Liceu”, localizada junto à Escola Secundária João de Deus, da autoria do gabinete Loff, Landscape Office (1º na categoria Arquitetura e Paisagem) e a “Casa 1923”, também situada na cidade, da autoria do gabinete PAr Plataforma de Arquitectura (1º prémio na categoria Património e Reabilitação).

Ainda no concelho de Faro, a “Casa Luum”, na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, da autoria do gabinete Pedro Domingos Arquitectos, obteve uma Menção honrosa na categoria Casa Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar.


Mata do Liceu de Faro do gabinete Loff Landscape Office


Casa Luum do atelier de Pedro Domingos Arquitectos - Foto Fernando Guerra FG+SG


Esta última categoria teve como vencedor a Casa Don’Ana, em Tavira, projecto também do atelier PAr Plataforma de Arquitectura.

Na categoria “Equipamento, Serviços e Indústria”, o vencedor foi o Centro de Artes e Ofícios de Albufeira com projecto do Estúdio ODS Arquitectos.

A cerimónia de entrega destes galardões teve lugar no passado dia 24 de Fevereiro, na Câmara Municipal de Lagos.


Centro de Artes e Ofícios de Albufeira - projecto do Estúdio ODS Arquitectos