CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral da Architect Your Home

2024 será de grandes adaptações para a arquitectura devido ao Simplex Urbanístico

9 de fevereiro de 2024

Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral da Architect Your Home, considera que o período de adaptação ao Simplex Urbanístico irá durar vários anos, mas este primeiro impacto é um momento de viragem para o mercado.

A responsável admite também que deverá verificar-se um segundo semestre mais dinâmico e de uma retoma da confiança.

O que se pode esperar para o mercado imobiliário em 2024?

Para 2024 espero que haja uma retoma de confiança e maior dinamismo a partir do segundo semestre, penso que haverá um primeiro semestre mais lento ainda a actuar prudentemente e posteriormente uma retoma da actividade, à medida que a taxa de inflação estabiliza e as taxas de juros baixam.

Quais as tendências para este ano que podem dinamizar o imobiliário?

As perspectivas são positivas, muito embora a escassez de oferta, existem oportunidades a desenvolver fora dos centros das principais cidades e vários investidores a virarem para outras oportunidades como a oferta na área da logística e também do arrendamento. Creio que o interesse por parte dos investidores estrangeiros em Portugal irá persistir, com o mercado residencial de luxo a resistir às flutuações.

E as maiores dificuldades que o mercado pode enfrentar?

Sem dúvida que a lentidão na retoma de confiança, a escassez de oferta no mercado e também o panorama político instável que criam entraves ao investimento no mercado imobiliário.

Como os arquitectos encaram 2024?

Na arquitectura será um ano de grandes adaptações devido ao novo D.L. 10/2024 de 8 de Janeiro - o Simplex. Temos certamente um período de adaptação que irá durar na verdade vários anos, mas este primeiro impacto é sem dúvida um momento de viragem e que obrigará a ter uma visão nova sobre os procedimentos administrativos - para melhor espera-se!

https://www.diarioimobiliario.pt/Perspectiva-se-um-2024-em-duas-velocidades-para-o-sector-imobiliario