CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

 

Vantagens e desvantagens de trabalhar em Open Space

13 de junho de 2016

Ricardo Silva tem 24 anos e foi aos 18 que iniciou a sua actividade profissional num call center na PT. Aos 21 entrou como gestor de contas numa publicação em Oeiras e nestes dois empregos a única coisa em comum foi o facto de trabalhar em ambiente Open Space. Apesar de não conhecer outro espaço de trabalho, Ricardo refere que gosta de estar em Open Space. “É mais fácil de interagir com os colegas. Desta forma ajudamos-nos uns aos outros e o trabalho não se torna tão monótono”, explica.

Apesar de encontrar mais vantagens do que contras, ainda assim, considera que o ambiente em espaço aberto pode, em certas circunstâncias, pecar por excesso de barulho o que retira alguma concentração em alguns momentos do trabalho. Também teve a experiência num call center, durante um breve período de tempo, em que as secretárias eram muito pequenas e os trabalhadores estavam demasiado juntos. Em diversas ocasiões sente falta de alguma privacidade.

Contudo, Ricardo Silva considera que se estivesse num gabinete fechado talvez fosse menos produtivo, “num Open Space existe ainda a vantagem de que as informações internas da empresa chegam mais rapidamente a todos”.

No futuro, gostava de experimentar trabalhar num gabinete pessoal mas se não for possível, gosta do ambiente em espaço aberto.

Tempo passa mais rápido e o trabalho não é monótono

Sandra Marques, com 40 anos já trabalha também desde os 23 e já experimentou diversos ambientes, entre eles um gabinete próprio e em Open Space e também esta profissional que há cinco anos é operadora de call center, prefere este último espaço de trabalho.

A comunicação e interacção com os colegas são também apontadas por Sandra como formas de combater a monotonia no trabalho. “Desta forma é mais fácil esclarecer dúvidas, não me sinto isolada e acredito que é mais produtivo”, adianta.

Também o barulho excessivo em alguns momentos é uma das desvantagens como igualmente um excesso de opiniões que pode gerar confusão na informação. “E se por acaso existir um mau ambiente, o Open Space pode ser um obstáculo à motivação e produtividade”, realça. Relativamente à falta de privacidade, Sandra Marques considera que só se perde se deixar que isso aconteça.

“Contudo, consigo abstrair-me dos outros e do que se passa à volta e quando há bom ambiente é muito agradável e o tempo passa mais depressa. Se agora voltasse a um gabinete individual acho que não me habituava. Só se a remuneração fosse muito boa e o trabalho estimulante e aliciante”, conclui.

As grandes empresas aderiram em massa à nova moda

Trabalhar em Open Space é uma moda relativamente recente e para muitos trata-se de uma forma de reduzir custos numa empresa. A metodologia de reunião em Espaço Aberto (Open Space Technology) foi iniciada por Harrison Owen (http://www.openspaceworld.com) cujo site e livros são uma referência. A inovação surge pela primeira vez com o nome Open Spaces no Brasil em 2008 no 4º Encontro da Comunidade Python Brasil (http://www.python.org.br) onde o convidado internacional Bruce Eckel apresentou o conceito de Open Spaces, e os organizadores da Python Brasil designaram uma sala especialmente para este tipo de actividade.

Actualmente, a maioria das grandes e médias empresas utilizam o Open Space como prioridade nos espaços físicos que ocupam e até mesmo os cargos de chefia em muitas das empresas estão perfeitamente integrados nos espaços abertos.

Vantagens:

  • Maior comunicação e informação
  • Mais interacção e interajuda
  • Menos monotonia
  • Menos isolamento
  • Trabalho mais produtivo

 Desvantagens: 

  • Excesso de barulho em algumas ocasiões
  • Menos concentração em determinados momentos
  • Alguma confusão por excesso de opiniões
  • Alguma perda de privacidade
  • Se existir mau ambiente retira motivação e produtividade