CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Sabe onde ficam os 10 destinos mais populares para fazer surf em Portugal?

30 de julho de 2021

Lisboa leva a taça do primeiro lugar como o local mais famoso para praticar surf em Portugal, Cascais leva a medalha de prata e a cidade do Porto o Bronze.

A Holidu, o motor de pesquisa para casas-de-férias, mostra o ranking sobre os locais mais famosos para praticar surf em Portugal. Apresentando ainda a praia visitar para encontrar as melhores ondas.

1. Lisboa - 6.475 hashtags Em primeiro lugar, Lisboa. Na verdade, não é muito comum os surfistas planearem uma viagem de surf à volta desta região, contudo existem uma imensidão de ondas por onde escolher. Desde beach breaks perfeitos até point breaks de cinco ou seis manobras.

Holidu Tip: Ondas na Costa da Caparica. A onda mais "amigável" de Lisboa e arredores, perfeita para os dias de Verão. 

2. Cascais - 3.924 hashtags O Outono e a Primavera são, provavelmente, os períodos de melhor surf em Cascais. As ondulações regulares de Oeste e a água quente. O Verão é melhor para os principiantes, enquanto o Inverno deve ser deixado para os surfistas mais experientes, pois as ondas podem ficar grandes.

Holidu Tip: Praia do Guincho em Setembro, onde maioritariamente, o vento e a ondulação vêm do quadrante sul fazendo com que este seja quente e offshore, perfeito para tubos.

3. Porto - 3.184 hashtags A costa do Porto, em terceiro lugar, é ainda, um território relativamente desconhecido. Encontre beach breaks praticamente vazios perto de uma cidade fresca e rica em cultura. A água, contudo, é muito fria por isso aconselhamos um fato de surf mais grosso.

Holidu Tip: De todo o surf à volta do Porto, Espinho é aquele local que provavelmente já ouviu falar. Um dos locais mais famosos em todo o norte de Portugal, contando com direitas e esquerdas pesadas e tubulares. Os surfistas locais, normalmente, ficam com as melhores ondas.

4. Sagres - 3.011 hashtags A geografia única de Sagres faz desta região um refúgio para todos os níveis de surfistas. A cidade encontra-se no extremo sul de Portugal fazendo com que, por um lado, tenha as águas relativamente calmas do Algarve, por outro, tenha as bombas de mar aberto que inundam tanto recifes, rochas e praias. Esta divisão representa um possível lado sem ondas e outro com boas ondas. A enorme vantagem, dá sempre para surfar!

Holidu Tip: Praia da Cordoama. Esta praia mais isolada isolada significa muitas vezes menos pessoas dentro de água. Mas não é só isso. As condições de Verão puxam as ondas do quadrante N-NW para criar alguns picos perfeitos de água quente.

5. Madeira - 2.519 hashtags Em quinto lugar, Madeira. Quer seja um principiante à procura de uma onda pequena ou um profissional que queira desafiar ondas maiores, a Madeira oferece óptimas condições para a prática do surf. As Ilhas da Madeira são consideradas por muitos surfistas como o Hawaii da Europa. A qualidade das ondas, a temperatura da água e o clima, com uma média anual de 21 graus, o sol, paisagens deslumbrantes e a proximidade do continente europeu fazem da Madeira um destino para o surf.

Holidu Tip: "Ondas secretas" conhecidas apenas pelos locais, que só se podem alcançar de barco, permitem surfar nas ondas únicas e melhores. Por isso, alugue um barco e surf sem ninguém.

6. Matosinhos - 2.476 hashtags Matosinhos em sexto lugar. É o local de eleição para a maior parte dos habitantes do Norte. Na verdade, há dois beach breaks aqui. A parte mais protegida da baía, perfeita para os dias em que o mar está grande. De seguida temos um outro beach break que está quase sempre a funcionar, com ondas espectaculares.

Holidu Tip: A praia de Leça da Palmeira é a escolha a fazer para apanhar ondas de sonho. É uma das etapas do circuito nacional de surf, logo sabemos que vale a pena.

7. Leiria - 517 hashtags Em sétimo lugar, Leiria, a norte de Lisboa, existem alguns dos mais famosos spots de surf em todo o país, como Peniche apreciado pelos surfistas mais experientes pelas suas ondas perfeitas e pelos seus tubos; ou como Foz do Arelho, com belas praias de areia fina dourada, que contém a única reserva marinha portuguesa: Ilha da Berlenga; ou como a Nazaré , com grandes ondas e fortes correntes.

Holidu Tip: Atualmente, devido às suas ondas perfeitas, Peniche é considerada um dos pontos quentes do surf europeu, sendo comparada às melhores ondas do mundo. Razão pela qual a onda de Supertubos está no circuito mundial de surf, WSL (World Surf League).

8. Aveiro - 424 hashtags Aveiro é uma cidade muito agradável, com canais fluviais e muitos cafés que oferecem bolos tradicionais e deliciosos. O que é o mais importante para nós, são as ondas. Existem óptimos spots de surf à volta. A norte encontrará a Praia da Barra, uma praia muito popular que tem ondas consistentes e uma extensa área com picos diferentes. Mesmo ao lado da Barra encontra-se outro lugar encantador chamado Costa Nova, famoso pelas casas de cor listrada. Estes locais favoritos dos surfistas estão a oferecer muitas ondas engraçadas.

Holidu Tip: A famosa praia da Barra. É uma praia incontornável da região, na qual desagua a Ria de Aveiro, distinguida pelo Farol da Barra, pelo areal dourado e pela água de excelente qualidade, da qual emergem boas ondas para a prática de surf. 

9. Sintra - 264 hashtags Em nono lugar, Sintra. Nesta região há algo de bastante intimidante sobre o mar. É um mar, por vezes, revolto, sem têmpera, muitas vezes feroz, que trairá qualquer confiança que se deposite nele num piscar de olhos. Desrespeite o surf e o surf vai devorá-lo. Contudo vai apanhar as ondas da sua vida se escolher as certas. Direitas e esquerdas desde o outside até à areia.

Holidu Tip: Tem uma grande variedade de ondas e praias por onde escolher, por isso deixamos as nossas três preferidas: Praia Grande, Praia Pequena e Praia das Maçãs. Qualquer umas destas lhe apresenta ondas de classe mundial.

10. Açores - 232 hashtags Do ponto de vista do surf, os Açores lembram-nos o Hawaii. As suas nove ilhas vulcânicas apresentam beach breaks imaculados, recifes de classe mundial, e point breaks sonhadores e longos. O arquipélago português fornece ondas consistentes durante todo o ano, mas é considerado como um destino de surf de primeira qualidade, especialmente durante o Inverno, Primavera, e Outono. Se visitar a região durante o Verão, não se preocupe pois há sempre uma onda pequena a quebrar algures perto da costa.

Holidu Tip: A Praia dos Mosteiros é uma direita composta por duas secções. No início, há uma drop vertical sobre o fundo rochoso do mar, seguida de uma secção rápida para manobrar. Esta praia é bastante popular entre os surfistas locais.

A classificação foi feita pela Holidu, realizando uma contagem de menções de surf dos locais com mais de 100 hashtags no Instagram. Foram somadas as menções “surfLocal” e “Localsurf” originando num total. Este resultado final foi, então, colocado numa classificação final.