CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Proença-a-Nova reabilita Praia Fluvial da Aldeia Ruiva

26 de fevereiro de 2021

As obras em curso na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva visam requalificar aquela que foi a primeira praia fluvial a nascer na zona centro do país. Apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do projecto Requalificar, o investimento total da requalificação ultrapassa os 830 mil euros.

A “nova” praia fluvial irá contar com um edifício de apoio, onde funcionará o futuro Centro Interpretativo do Corredor Fluvial de Aldeia Ruiva, bar e sanitários públicos. A utilização da pedra de xisto, característica deste território, contribui para o enquadramento do mesmo no conjunto da praia. Toda a zona de solários, que será relvada, foi reordenada e irá receber o parque infantil.

A câmara do distrito de Castelo Branco está também a intervir no Parque de Campismo e Autocaravanismo, em que foi criado um parque para caravanas e autocaravanas completamente vedado. “Na estratégia de rejuvenescimento deste equipamento, potenciando a sua atractividade, iremos adquirir dois novos bungalows, num investimento complementar àquele que estamos a realizar na praia fluvial no seu conjunto”, explica João Lobo (PS), presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, pois é objectivo da autarquia ir substituindo todas as casas de madeira nos próximos anos

A autarquia tamvbém vai avançar com a obra de requalificação da almofada de água do açude da praia fluvial tendo em conta que a mesma foi parcialmente destruída durante as chuvas deste Inverno. No espelho de água foram realizadas intervenções nas margens e fundo da Ribeira, reparando pontos de fuga: o objetivo é minimizar a falta de água nos anos mais secos. Será também construída uma piscina biológica na margem direita, enquadrada com solário e zona de estadia. “Esta é uma das principais novidades no nosso projecto de valorização da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e que, por um lado, permitirá o aproveitamento desta margem que até agora não estava a ser utilizada e, por outro, vamos fazê-lo com um módulo que permite alertar para a importância da preservação dos ecossistemas e do meio ambiente”, sinaliza João Lobo. A temática ambiental está presente neste projecto com uma prevista marcação de uma rota pedestre entre as praias da Aldeia Ruiva e do Malhadal, seguindo a Ribeira da Isna, permitindo dar a conhecer a fauna e flora da galeria ripícola, para além do já referido Centro Interpretativo do Corredor Fluvial.

Sublinhe-se que as praias fluviais de Fróia, Malhadal e Aldeia Ruiva foram distinguidas com Qualidade de Ouro em 2020.